Manhã de orientação sobre o uso correto de ciclovias, ciclofaixas e calçadão
Publicada em | Atualizada em
Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui
Yuri Barichivich
A equipe da Educação para o Trânsito estava em Camburi fazendo abordagens para o uso correto de ciclovias, ciclofaixas e calçadão.
Yuri Barichivich
A abordagem ocorreu com pedestres ou ciclistas que estão andando em pistas não próprias.
A equipe de Educação no Trânsito esteva presente, neste domingo pela manhã na Ponte de Camburi, fazendo uma abordagem educativa junto a ciclistas e pedestres, informando quais sãos as faixas destinadas para cada um.
A ação é uma rotina da Educação da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraetrutura (Setran). Segundo a coordenadora da área de Atividades Especiais da Setran, Sonia Mozelli, foram definidos os locais da abordagem após estudo físico e observacional, e a entrada da Praia de Camburi é um local que precisa de orientação.
A abordagem ocorre, segundo Sônia, com pedestres ou ciclistas que estão andando em pistas não próprias, pedindo para que eles usem o espaço correto destinado a cada um, evitando assim acidentes. Ela afirma que na distração muitos pedestres acabam invadindo a pista dos ciclistas. “Posso dizer que a nossa equipe é sempre muito bem acolhida e as pessoas, normalmente, atendem o nosso pedido de mudança de faixa, e algumas pedem explicações de como proceder”, falou Sonia.
A cuidadora e moradora de Maruípe, Zenaide de Oliveira, estava com um grupo indo para a praia de Camburi utilizando a pista de ciclistas, mas logo que foi abordada percebeu o erro e usou a outra pista. “Distração, estava conversando e me distrai. Normalmente uso muito este espaço no domingo e procuro sempre andar pela faixa de pedestre”, disse Zenaide, que frisou, ainda, que a ação de fechar parte da pista aos domingos é uma ótima opção para o lazer.
Já para a advogada e moradora da Praia do Canto, Fernanda Calmon, muitas manhãs de domingo são utilizadas para pedalar junto ao namorado. Ela contou que, além do lazer do final de semana, usa a bike para trabalhar, em Santa Lúcia. “Uso muito a bike para trabalhar porque é melhor, além de usá-la para ir à academia. E não uso mais, pela insegurança”, conta.
Para ela, com relação ao domingo, o que mais complica são skatistas sentados nos skates em plena pista, pedestres e corredores usando a pista das bicicletas. “Tem pessoas que não respeitam a pista de bicicleta e quer fazer caminhada ou corrida, e isto atrapalha muito”, disse.
Aos domingos, quando as ciclofaixas são separadas por cones, os ônibus utilizam os mesmos pontos de parada habituais, mas não entram na ciclofaixa. Portanto, os passageiros devem ficar atentos ao trânsito de bicicletas ao entrar e descer do coletivo..
Yuri Barichivich
Após a abordagem, era orientado aos pedestres ou ciclistas que usassem o espaço correto destinado a cada um, evitando assim acidentes.
Yuri Barichivich
Aos domingos e feriados, a praia de Camburi recebe a rua de lazer, em que todos usam o mesmo espaço de forma compartilhada.