Notícias

Lixômetro recolhe 5,7 toneladas de resíduos em nove bairros durante dois meses

Publicada em 05/10/2015, às 13h47 | Atualizada em 05/10/2015, às 13h55

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Lixômetro na Costa Pereira
Centro foi a região onde o lixômetro acumulou mais resíduos

Com o objetivo de despertar a responsabilidade que o cidadão tem com o lixo que produz, a campanha do lixômetro recolheu quase seis toneladas de resíduos nos meses de agosto e setembro, período em que ficou instalado em nove diferentes pontos de Vitória.

O lixômetro é uma estrutura de três metros de altura que armazenou os resíduos e permitiu que tudo o que poderia ter ficado espalhado pelo chão ou descartado em locais impróprios ficasse visível.

Ranking

Foram recolhidas 5,7 toneladas de vários tipos de resíduos. Os três bairros que mais recolheram lixo foram Centro Histórico (980 quilos); Santo Antônio (850) e Itararé (720). Os demais foram São Pedro (710), Jardim Camburi (610), Jardim da Penha (540) e Goiabeiras (470), o último local que recebeu a estrutura. Os dois lugares onde houve menos lixo colocado foram Jucutuquara (440) e Praia do Canto (380). Veja o mapa.

Em cada um dos bairros atendidos, a Secretaria Municipal de Serviços (Semse) também realizou campanhas educativas, orientou moradores e fez esclarecimentos mostrando os problemas que a sujeira pode causar quando não é descartada corretamente.

Conscientização

Segundo o secretário municipal de Serviços, Fernando Rocha, uma das razões do Centro ter recebido maior quantidade de lixo é o maior fluxo de pessoas que circulam por ali durante todo o dia. Ele reforça a necessidade de os moradores colaborarem de forma regular colocando o lixo nas papeleiras ou outros pontos adequados de recolhimento.

"Foram quase seis mil quilos em dois meses. A geração de resíduos dependeu de vários fatores, como a localização do lixômetro, número de pessoas que transitam no local e atividades profissionais na região, entre outros. O objetivo foi alcançado e mostramos à população que sua participação é decisiva para manter a cidade limpa, o que colabora também com o meio ambiente, a prevenção de doenças e o bem-estar da população", destacou.


Voltar ao topo da página