Notícias

Lixômetro já recolheu mais de cinco toneladas de lixo

Publicada em 30/09/2015, às 10h07

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Lixômetro na Costa Pereira
Centro foi a região onde o lixômetro mais recolheu resíduos

Com o objetivo de despertar a responsabilidade que o cidadão tem com o lixo que produz, a campanha do lixômetro recolheu mais de cinco toneladas de resíduos em agosto e setembro, período em que ficou instalado em nove diferentes pontos de Vitória.

O lixômetro é uma estrutura de três metros de altura que armazena os resíduos e permite que
fique visível tudo o que poderia ter ficado espalhado pelo chão ou descartado em locais impróprios.

O equipamento já passou pelos seguintes locais: Centro Histórico, Santo Antônio, São Pedro, Itararé, Jucutuquara, Praia do Canto, Jardim da Penha, Jardim Camburi. A quantidade total de lixo recolhido vai aumentar, pois ainda falta a pesagem dos resíduos de Goiabeiras, onde o lixômetro fica instalado até este sábado (3).

Ranking

Os quatro bairros que receberam maior quantidade de resíduos foram Centro (980 quilos), Santo Antônio (850); Itararé (720) e São Pedro (710). Em cada um dos bairros atendidos, a Secretaria Municipal de Serviços (Semse) também realizou campanhas educativas, orientou moradores e fez esclarecimentos.

Conscientização

Segundo o secretário municipal de Serviços, Fernando Rocha, uma das razões do Centro ter recebido maior quantidade de lixo é o maior fluxo de pessoas que circulam por ali durante todo o dia. Ele reforça a necessidade de os moradores colaborarem e tem expectativa que o total final chegue a, aproximadamente, seis mil quilos de resíduos recolhidos.

"A geração de resíduos dependeu de vários fatores, como a localização do lixômetro, número de pessoas que transitam no local e atividades profissionais na região, entre outros. Creio que também atingimos o objetivo de mostrar à população que sua participação é decisiva para manter a cidade limpa, o que colabora também com o meio ambiente e o bem-estar de todos", destacou.

Descarte

Um dos objetivos do lixômetro foi sensibilizar os moradores sobre o descarte correto do lixo. Junto ao lixômetro, técnicos distribuem material educativo e orientam pedestres e motoristas sobre os
serviços de limpeza urbana realizados pela administração municipal, das 7 às 17 horas.


Voltar ao topo da página