Notícias

Livro usa o transporte coletivo como metáfora para a poesia

Publicada em 02/07/2018, às 07h00 | Atualizada em 03/07/2018, às 12h37

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Rodrigues Miranda/Divulgação
Livro Bonde Janio Silva
Autor usou questões tratadas entre os passageiros e poemas escritos durante as viagens de ônibus para escrever o livro "Bonde"

Pequenos e grandes versos escritos nas viagens de ônibus entre os municípios da Serra e Vitória. Assim nasceu o livro "Bonde", de Jânio Silva, que será lançado nesta quarta-feira (4), às 19 horas, no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), no Centro.

O livro é dividido em dois capítulos:

  • "Pequenos versos escritos em longas horas de viagem": com textos que surgiram antes da proposta do livro
  • "Grandes versos espremidos pelo horário de pico": surgiu enquanto Jânio se dividia entre a escrita, a leitura e a música.

"A ideia surgiu em 2013, na perspectiva de questionar a mobilidade urbana e de ressignificar o transporte coletivo enquanto espaço de produção de literatura, porém, com o amadurecimento, percebi que 'Bonde' é um projeto muito maior, e futuramente vamos apresentá-lo por meio de outras linguagens", explicou o escritor.

Embarque

A proposta é criar, no livro, a sensação de embarque que as pessoas realizam diariamente no coletivo. "Durante a viagem, é possível observar que as pessoas conversam sobre assuntos variados e os capítulos trazem poemas que tratam de diversas questões, tendo interseções dentro dos próprios capítulos. O livro é uma viagem que depende de cada passageiro dizer o que achou".

Poesia marginal

Tendo como maior influência o rap, tanto o ritmo quanto a poesia, Jânio se encaixa dentro da literatura marginal.

"Minha compreensão marginal é o que está à margem do centro. Fico incomodado com a maneira que estar à margem é colocada para escritores oriundos de minorias, pensando somente a literatura, pois parece que o texto é restrito a tratar somente questões pré-estabelecidas, como questão racial, periferia, desigualdade social (no meu caso, sendo jovem preto). Fora dessa matriz, somos silenciados mais uma vez por quem historicamente é considerado produtor de literatura".

Trabalhos

Além do lançamento do livro, no evento serão exibidos trabalhos audiovisuais desenvolvidos por Janio Silva durante sua trajetória na literatura com o Coletivo Literatura MarginalES e Palavra Negra, pocket show com Hapino, performances poéticas desenvolvidas por Carlos Abelhão, Castiel Vitorino, Winny Rocha, Marcéu Rosário e Ríssiani Queiróz a partir dos poemas do livro e bate-papo com escritor/autógrafos dos exemplares.

A publicação do livro contou com o apoio do Conselho Municipal de Cultura da Serra, Banco do Estado do Espírito Santo e MB Produção Cultural, tendo patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura da Serra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Chico Prego.

Serviço
Lançamento livro “Bonde”, de Janio Silva
Quando: 4 de julho, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane – avenida República, 121, Centro
Valor do livro: R$ 15,00
Aberto ao público

Voltar ao topo da página