Notícias

Levantamento aponta que Vitória é a capital mais transparente do País

Publicada em 28/09/2015, às 17h04 | Atualizada em 28/09/2015, às 17h54

Por Tarcísio Costa (teelcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Instituto Ethos


André Sobral
Prefeito Luciano transfere cargo para o Vice Vaguinho
"Nós não abrimos mão da ética, da legalidade e da eficiência na nossa gestão", diz o prefeito Luciano Rezende

Vitória é a capital brasileira mais transparente e participativa. É o que apontam os Indicadores da Cidade Transparente, uma pesquisa realizada por 14 entidades da sociedade civil. A análise das políticas de transparência dos governos das 26 capitais estaduais e do Distrito Federal mostra que Vitória lidera o ranking, com 74,88 pontos, seguida por Curitiba (PR), com 74,17, São Paulo (SP), com 72,53, e Porto Alegre (RS), com 69,19, fechando o pequeno grupo de prefeituras com nível de transparência "alto".

Já 17 capitais foram classificadas como com nível "baixo" e seis como "médio". Para avaliar a transparência das prefeituras e do Governo do Distrito Federal, as organizações coletaram dados para responder a 129 questões-chave sobre os dados disponibilizados, a qualidade dos canais de informação e o funcionamento dos mecanismos de participação social, como audiências públicas e os conselhos de saúde e educação.

Com base nessas respostas, foi atribuída uma nota, que varia de 0 a 100. As notas foram então divididas em cinco faixas iguais: de 0 a 20, de 20,01 a 40, e assim por diante. 

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, comemorou o resultado. "A classificação de Vitória como a primeira cidade em transparência é mais uma vez comprovada por entidades especialistas no tema. E nós não abrimos mão da ética, da legalidade e da eficiência na nossa gestão. Uma cidade transparente representa uma gestão séria, comprometida e com responsabilidade. Parabéns a toda a nossa equipe, a quem quero dedicar esse feito".

A secretária da Controladoria Geral do Município, Raquel Ferreira Drummond de Aguiar, avaliou que o resultado foi conquistado em virtude da gestão democrática e compartilhada adotada pela Prefeitura de Vitória, na qual a sociedade participa de forma contínua e exerce o controle social da gestão do dinheiro público. "A Controladoria de Vitória atua permanentemente na modernização das políticas de transparência e conta com a participação dos cidadãos para que o controle dos recursos seja cada dia mais eficaz".

Arquivo PMV
Fachada da Prefeitura de Vitória
Prefeitura de Vitória trabalha para deixar o Portal da Transparência ainda mais acessível na disponibilização das informações para os cidadãos

Avaliação

Essa avaliação é a primeira ação do projeto Cidade Transparente, uma iniciativa do Instituto Ethos e da Amarribo Brasil em conjunto com outras 12 entidades. O projeto contou com a consultoria da OXY Pesquisa, Conhecimento e Advocacy na revisão do texto final dos indicadores e na elaboração do manual de aplicação.

Portal da Transparência

A Prefeitura de Vitória trabalha para deixar o Portal da Transparência ainda mais acessível na disponibilização das informações para os cidadãos. No portal, estão reunidos os dados referentes a execução orçamentária (despesas com pessoal e receitas), contas públicas, contratos, convênios, desapropriações e Plano Plurianual (PPA). 


Voltar ao topo da página