Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Lei Rubem Braga: livro resgata memória de Santa Teresa

Publicada em

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Livro Santa Teresa

Por meio de fotografias, poesia e textos, o livro "Santa Teresa do Espírito Santo: história e memória", de Sandra Gasparini, que será lançado nesta quinta-feira (18), na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória, pretende apresentar às pessoas a importância da cultura e tradição dos imigrantes italianos para a história do Espírito Santo.

"Nós temos uma história linda da imigração italiana. A base de Santa Teresa é essa história. Acho que nós temos que preservar para dar continuidade à nossa história. Trouxe esse livro para ajudar na conscientização da importância do patrimônio histórico", explica Sandra Gasparini, que é prima da escritora Virginia Tamanini.

Em 484 páginas, o livro apresenta 800 fotos, 30 poemas da própria autora, a relação dos imigrantes que chegaram ao Estado entre 1874 e 1898 e o registro dos casarios antigos que mantêm a história do local viva. "Cada prédio tem alma, tem história", afirma a autora.

Autora

Nascida e criada em Santa Teresa, Sandra Gasparini veio para Vitória aos 18 anos, estimulada pelo pai, Pedro Gasparini, e com o objetivo de ampliar seus estudos. Como autora, é responsável pelo livro "Santa Teresa Viagem no Tempo 1873|2008", além de escrever poemas e contos.

Lei Rubem Braga

O livro conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.

Serviço

Lançamento do livro "Santa Teresa do Espírito Santo: história e memória", de Sandra Gasparini

Quinta (18), às 18h30
Biblioteca Pública do Espírito Santo - rua João Batista Parra, 165, Praia do Suá

Terça (23), às 19 horas
Museu de Biologia Mello Leitão - Santa Teresa

Valor do livro: R$ 50,00