Notícias

Orientações e ajustes marcam o primeiro dia útil do Integra Vitória

Publicada em 05/10/2015, às 15h21 | Atualizada em 05/10/2015, às 17h52

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Wilbert Suave Silva
Nova Placa do Integra Vitória
Placas instaladas em pontos de integração trazem as opções de linhas para os passageiros

Para tirar dúvidas dos passageiros no primeiro dia útil de funcionamento do Integra Vitória, fiscais estão posicionados desde as primeiras horas desta segunda-feira (5) em pontos de ônibus de diferentes locais, como Reta da Penha e Sambão do Povo, bem como dentro dos micro-ônibus.

Os fiscais também monitoram a lotação dos ônibus, solicitando carros reservas quando as linhas chegam muito cheias a esses pontos. A principal dúvida dos usuários é em relação ao tempo para embarcar no próximo ônibus. Alguns estão confundindo o tempo de espera para embarcar no segundo ônibus com o tempo da viagem. Assim que eles saem do micro-ônibus, eles têm até 30 minutos para pegar o outro coletivo. 

Segundo o gerente de Planejamento do Sistema de Transporte de Vitória, Heleno Barros, com a remodelagem das linhas de micro-ônibus, o tempo máximo entre uma viagem e outra foi reduzido para, no máximo, 20 minutos. "Os ônibus com maior intervalo de tempo entre as viagens eram justamente os micro-ônibus, que, com o Integra Vitória, farão todo o trajeto no interior dos bairros até as vias de integração em, no máximo, 20 minutos", explicou.

A secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, explicou que os passageiros irão perceber as vantagens do sistema assim que estiverem adaptados. "É um momento de adaptação, mas, com toda a orientação, nós faremos esse sistema funcionar cada vez melhor". 

Ajustes

Wilbert Suave
Ônibus do sistema de transporte coletivo Integra Vitória
Cartazes estão colados no interior dos ônibus para orientar os passageiros

Desde o início da divulgação do Integra Vitória, a equipe técnica da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) vem realizando ajustes nos trajetos das linhas de micro-ônibus e dos ônibus convencionais, procurando atender às demandas da maioria dos usuários.

Assim, a linha do micro-ônibus 111 (Bairro do Moscoso/Atlântica Ville via Av. Vitória) foi remodelada e uma nova linha foi criada, a 026, que liga a região à Grande Goiabeiras, por meio do ponto de integração na avenida Adalberto Simão Nader, onde passam as linhas convencionais 112 e 212.

Outro ajuste foi na linha 173 (Tabuazeiro/Rodoviária, via Marechal Campos), que em princípio iria voltar da rodoviária, mas, após ouvir a população e realizar os estudos técnicos, a linha vai até o Sambão do Povo para realizar a integração. Assim, os moradores dos bairros Bela Vista, Caratoíra e Santo Antônio serão beneficiados.

"As equipes estão em contato com as comunidades para estudar as sugestões apresentadas e, então, fazer outros ajustes", explicou o secretário da Setran, Josivaldo Barreto.

Cartão

A integração entre os coletivos é possível graças à tecnologia presente no Cartão Siga Vitória (Cidadão, Estudante, Serviços e Vale-transporte), pois ele calcula o tempo do trajeto do ponto onde o usuário faz o pagamento até o último ponto de integração. Procure o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes) para fazer o cartão.

Para facilitar o acesso das pessoas ao Cartão Siga Vitória, o Setpes está cadastrando os usuários e vendendo créditos dentro dos micro-ônibus e nos próprios pontos.

Os usuários que ainda não têm o cartão também podem ir até a sede do Setpes, localizada na rua Constante Sodré, 265, em Santa Lúcia, para adquiri-lo.


Voltar ao topo da página