Notícias
Inauguradas novas estações do Bike Vitória em Goiabeiras e Bairro República
Publicada em 29/10/2017, às 14h59 | Atualizada em 29/10/2017, às 15h05
Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM
Com a colaboração de Livia Albernaz


O programa de bicicletas compartilhadas da Capital, o Bike Vitória, continua sendo ampliado na cidade. Neste domingo (29), foram entregues mais duas estações para adultos: uma em Goiabeiras, ao lado da praça principal, e outra em Bairro República, na praça Terezinha Grecci. Ambas oferecem 10 bicicletas cada. Agora, Vitória passa a contar com 23 estações para adultos em operação e três infantis.
"A população de Goiabeiras pediu para a gente uma estação do Bike Vitória. Firmei esse compromisso com vocês e estou cumprindo. As estações estão espalhadas por toda a cidade . Ilha das Caieiras, Vila Rubim e Jucutuquara são as que receberão novas estações. Escolhemos isso após estudo do movimento das bicicletas na cidade", falou o prefeito Luciano Rezende.
"Alegria entregar essa estação. Um serviço importante para tornar nossa cidade mais humana. Um trânsito para as pessoas e não para os veículos. Com esse projeto nós conseguimos também construir uma ciclofaixa, segura, com estacionamento, e que já faz parte das ciclorrotas que estamos construindo na cidade. Essa obra vai ligar a Adalberto Nader à Fernando Ferrari”, disse Tyago Hoffmann, Secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana.
Outra região que ganhou uma estação recentemente foi o monumento Vitória 360 Graus, na Curva da Jurema. Ao todo, serão 30 estações até o fim de 2017.
Sistema
O Bike Vitória é composto por estações inteligentes conectadas a uma central de operações via wireless alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Os clientes cadastrados podem retirar uma bicicleta utilizando o aplicativo em seu smartphone.
Já são quase 60 mil usuários cadastrados e quase 305 mil viagens realizadas. Mais de 110 mil toneladas de carbono deixaram de ser emitidas na cidade quando os usuários optaram por este transporte.