Notícias

Imperatriz do Forte tem África como tema e mostra a união da comunidade

Publicada em 30/01/2016, às 00h12

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Wilbert Suave
Carnaval 2016 - Imperatriz do Forte
Imperatriz do Forte fez homenagem à África na passarela do samba
Wilbert Suave
Carnaval 2016 - Imperatriz do Forte
Bateria da Imperatriz do Forte levantou o público no Sambão

Os integrantes da escola de samba Imperatriz do Forte, segunda escola do Grupo A a entrar na avenida, entraram animados na passarela do samba. Com o enredo “África do Berço da humanidade ao Santuário milenar da sabedoria”, a agremiação contou com a força e o empenho da comunidade.

A escola do Forte São João, em Vitória, teve três carros alegóricos, dois tripés, 17 alas e cerca de mil componentes. A beleza do continente africano teve destaque, assim como a rica cultura e valores de um povo sofrido, mas que mantém sua essência, apesar das dificuldades de uma gente sofrida e batalhadora.

Os carros representaram a origem negra, os tambores e as gerações do povo africano. O colorido das fantasias chamou a atenção, assim como a vontade de mostrar a história de um lugar que merece ser conhecido.

Orixás

A comissão de frente homenageou os cultos aos orixás. As divindades africanas foram lembradas ao longo do percurso. Um dos carros representou a influência na cultura brasileira. As alegorias representaram o surgimento do congo, dança tão presente no Espírito Santo. A África foi destaque como berço da humanidade e da sabedoria num mundo repleto de diversidades.

A velha guarda e as crianças da comunidade se uniram para colocar na avenida as representações ensaiadas, fazendo a alegria da arquibancada.

O refrão “e o vento soprou ôôô mudando nossa direção e o mar virou um mar de dor entre as correntes da justiça” fez o público vibrar. Trechos que fizeram o público conhecer um continente que tanto ensina ao planeta.

Wilbert Suave
Carnaval 2016 - Imperatriz do Forte
Wilbert Suave
Carnaval 2016 - Imperatriz do Forte

Voltar ao topo da página