Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Ilha das Caieiras: Festival da Torta Capixaba trará delícias da culinária

Publicada em 05/04/2019, às 08h00 | Atualizada em 17/04/2019, às 18h30

Por Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

12º Festival da torta capixaba

Festival da Torta Capixaba vai movimentar a Ilha das Caieiras durante a Semana Santa (Ampliar imagem)

O 15º Festival da Torta Capixaba promete levar milhares de pessoas para a Ilha das Caieiras entre os dias 18 e 21 de abril, período da Semana Santa.

O evento, que acontecerá das 9 às 18 horas, contará com a participação de 31 expositores, além dos restaurantes da região, que vão oferecer aos visitantes esse importante prato típico da culinária do Espírito Santo.

As desfiadeiras da Ilha das Caieiras devem produzir cerca de cinco toneladas de torta durante o evento. O quilo será vendido por R$ 100,00, podendo a iguaria ser encontrada em unidades fracionadas com 100 gramas e 500 gramas, além do prato na tradicional panela de barro. O evento também contará com atrações musicais.

"A Ilha das Caieiras é um local tradicional e importante polo gastronômico da capital. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência para os moradores e turistas", destacou o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

O presidente da CDV ainda complementou: "Atualmente, a torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa no Espírito Santo, que demonstra toda a parte cultural do Estado e da capital, mantendo uma tradição por séculos", disse.

Diego Alves

12º Festival da torta capixaba

Evento contará com a participação de 31 expositores, além dos restaurantes da região (Ampliar imagem)

Programação cultural

O samba, o chorinho, o sertanejo e o forró serão a trilha sonora perfeita para acompanhar as delícias gastronômicas do evento, que acontece desta quinta (18) a domingo (21), na tradicional Ilha das Caieiras.

Abrindo a programação cultural, nesta quinta (18), a partir das 11h30, quem anima a festa é o Trio Mafuá. O grupo levará as raízes nordestinas para a festa com o melhor do forró pé-de-serra.

Na sexta-feira (19), a partir das 11 horas, quem abre o evento é o grupo 3 Elementos, com um passeio pelo universo do chorinho. Na sequência, às 13 horas, o gênero mais popular do Brasil dá o tom com o grupo Samba de Quintal.

No sábado (20), o samba de raiz abre a festa, com o grupo 522, às 11h30. Na sequência, o grupo FerraBras traz a tradição do chorinho para o festival, às 14 horas.

No domingo (21), encerrando o festival, o grupo Fino Trato leva mais chorinho, às 11h30, encerrando o evento com muita diversão.

Números

De acordo com levantamento realizado pelo Observatório Municipal do Turismo, órgão da CDV, o festival registrou no ano passado a venda de 4,6 toneladas de torta capixaba, a visita de 7,8 mil pessoas à Ilha das Caieiras, a geração de R$ 480 mil em faturamento para os expositores e a ocupação de 49,8% dos quartos disponíveis na rede hoteleira da capital durante os dias de realização do evento.

Interdição

A rua Felicidade Correa dos Santos, entre a rua Amadeu Muniz Correa e a avenida Beira-Mar, na Ilha das Caieiras, estará totalmente interditada das 7 horas da quarta-feira (17), para montagem das barracas, até as 20 horas do domingo (21). O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.

Matérias relacionadas

Torta capixaba: Procon encontra diferença de até 100% nos preços dos itens

Semana Santa: paneleiras de Goiabeiras recebem encomendas para torta capixaba


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site