Notícias

Guarda recebe radiocomunicadores, tablets, bodycam e nova viatura da Romu

Publicada em 22/09/2021, às 18h58

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Acácio Rodrigues


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Jansen Lube/PMV
entrega de novos equipamentos para a Guarda Municipal
Viatura blindada doada pela Polícia Rodoviária Federal foi entregue ao grupamento da Romu. (ampliar)
Jansen Lube/PMV
entrega de novos equipamentos para a Guarda Municipal
Tablet que permitirá consultas como verificação de mandado em aberto ou alguma restrição. (ampliar)

Com o intuito de equipar cada vez mais os agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), a Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) entregou, na tarde desta quarta-feira (22), 210 novos radiocomunicadores. Além dos aparelhos, foram disponibilizados 15 tablets e 10 bodycam. Uma viatura blindada para a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), a terceira do grupamento, já está disponível para o trabalho operacional.

"Mais uma vez estamos anunciando uma forma de equipar nossa Guarda Municipal. Em breve teremos novas unidades desse instrumentos de trabalho. Agradeço aos nossos agentes pela dedicação, pelo empenho, que transformaram a instituição em protagonista na segurança pública. Vamos continuar trabalhando de forma integrada para alcançar grandes resultados", destacou o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

Os novos radiocomunicadores são modelos híbridos, ou seja, possui um smartphone integrado (permitindo, inclusive, ligação por videochamada entre equipamentos) que possibilita ter a instalação de todos os aplicativos utilizados pela GCMV, dispensando a contratação de smartphones e linha telefônica a parte.

Os radiocomunicadores da GCMV funcionam via sinal de telefonia móvel, melhorando a cobertura e novas opções de comunicação como, videochamada e ligação de voz “privado” (ponto a ponto).

"Passamos um momento muito difícil em agosto, desgastante para nossos agentes. As organizações criminosas reagiram às nossas ações, das instituições de segurança, cada um com seu trabalho. Começamos a virar essa página e precisamos manter o foco, essa energia, e atenção nas ações diárias. A finalidade desses novos equipamentos e mais uma viatura doada pela PRF, vamos ter condições de constituir provas que serão utilizadas em juízo. Iremos transmitir e captar imagens. Essas provas servirão como elementos de convicção para a formação do juízo", disse o prefeito Lorenzo Pazolini.

O gestor da capital destacou ainda ações que em breve serão feitas pela GCMV.

"Teremos reconhecimento facial nas câmeras de videomonitoramento e também a realização da Força-Tarefa em conjunto com a Polícia Federal, sendo a primeira Guarda Municipal do Brasil a participar de ações como essa", afirmou.

Outros equipamentos

A Semsu entregou 10 unidades de bodycam, com capacidade de armazenamento de 128GB e que também funciona como microfone de lapela. O objetivo é que o aparelho possa auxiliar nas operações especiais.

"São câmeras que ficam junto ao corpo do agente, e possuem capacidade de armazenamento de 128GB. Podem ser acopladas nos novos radiocomunicadores, se tornando um fone de lapela. Todas as imagens gravadas junto ao corpo do agente, além de garantir um padrão de atendimento, não permite que esse servidor tenha acesso ao conteúdo interno. Ou seja, são criptografadas pelo aplicativo e somente na console da central poderão ser extraídas", explicou o secretário executivo da pasta, Luciano Forrechi.

Os agentes também vão utilizar 15 tablets para atendimento de ocorrências, consultas de QRA - nome da pessoa, verificação de mandado em aberto, alguma restrição judicial ou não - dentre outros atendimentos.

Viatura

Doada pela Policia Rodoviária Federal (PRF), uma nova viatura foi entregue ao grupamento da Romu. Assim como as outras duas que estão sendo utilizadas desde o dia 22 de julho, o veículo chegou por conta da parceria com a PRF.

Jansen Lube/PMV
entrega de novos equipamentos para a Guarda Municipal
Radiocomunicador híbrido possui um smartphone integrado e possibilita a instalação de todos os aplicativos utilizados pela GCMV. (ampliar)
Jansen Lube/PMV
entrega de novos equipamentos para a Guarda Municipal
Bodycam, com capacidade de armazenamento de 128GB, vai auxiliar nas operações especiais. (ampliar)

Voltar ao topo da página