Notícias

Gestores de unidades de conservação de meio ambiente iniciam capacitação

Publicada em 04/04/2017, às 16h51

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Capacitação de gestores de áreas de conservação de meio ambiente
Primeiro módulo da capacitação aconteceu no Parque Von Schilgen e contou com gestores de unidades de conservação
Divulgação Semmam
Capacitação de gestores de áreas de conservação de meio ambiente
Marcelo Lemos e Luiz Emanuel falaram da importância da capacitação para a integração de ações futuras

Todos os gestores das Unidades de Conservação (UC's) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) iniciaram nesta terça-feira (4) um treinamento interno com o tema "Gestão de Unidades de Conservação". O treinamento, que acontecerá em quatro módulos, está sendo realizado no Parque Natural Von Schilgen, na Praia do Canto.

Exclusivo para gestores, o treinamento foi aberto pelo secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouian, que contou também com a presença do promotor do Ministério Público Estadual na área de Meio Ambiente Marcelo Lemos e de subsecretários. “Na forma de atuar de nossa gestão, é importante que os nossos técnicos interajam entre si, e este treinamento vai colaborar muito nesta integração para ações futuras. As mudanças de comportamento só acontecem quando o cidadão adquire o conhecimento”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Marcelo Lemos agradeceu o convite e disse ser importante o aperfeiçoamento e treinamento cada vez mais frequente de todos que trabalham na área ambiental. “No passado a humanidade fez uma opção ruim em usar a natureza a qualquer custo, e hoje a natureza é vista como um objeto. E estes conceitos só serão mudados com a educação ambiental”.

O professor e gerente de Controle e Monitoramento de Ecossistema (GCME), Marco Bravo, disse que o objetivo do treinamento é capacitar os administradores das unidades de conservação para a utilização de conceitos e ferramentas essenciais para melhor planejar e operacionalizar as ações nesses locais. Os demais módulos serão realizados nos dias 10 e 17 de abril e 2 de maio.

Palestras e Treinamentos

A coordenadora da GCME, Iara Gardênia, fez uma apresentação sobre o diagnóstico das unidades de conservação de Vitória. Em seguida, foi feita uma apresentação pela assessora técnica Cláudia Solares, abrindo discussão para debater o plano de aplicação financeira de recursos de compensação ambiental.

O treinamento seguiu com a explicação sobre as categorias de manejo, caracterização, fauna e flora, assim como a legislação aplicada nas unidades de conservação, com Felipe Fraga.

Fechando o primeiro módulo, os educadores ambientais Andressa Lemos e Idelvon Poubel abordaram os desafios e as potencialidades da Educação Ambiental em Unidades de Conservação.

Programação

Treinamento "Gestão de Unidades de Conservação"

Dia 10/04 – Von Schilgen
13h - Potencialidades e Conflitos das Unidades de Conservação - Iara Gardênia
14h – Plano de Manejo - Marco Bravo
15h – Conselho Consultivo - Iara Gardênia / Ramires Brilhante
16h – Uso Público das UC´s – Cledson Felipe

Dia 17/04 – Fonte Grande - Atividades Práticas
13h – Atividades de Campo – Andressa Lemos e Idelvon Poubel. Trilha / Reserva (Mário) - Ed. Amb. / Projetor – Escola Comunidade
14h – Prevenção de Fogo - ROI (IEMA)
15h30 – Fiscalização - Marco Antônio Coelho
16h30 - Almoxarifado e Registro de Atividade Mensal - Iara Gardênia e Sidney

Dia 02/05 – Tamar - Meio ambiente: Ações e Parcerias Cypreste Guimarães
13h – Planejamento da UC: Iara Gardênia, Marco Bravo e Gisele
14h – Desenvolvimento de Produto - Paulo Pinheiro
15h – Modelo de Autossustentação - Paulo Pinheiro
15h30 – Perfil do visitante - Paulo Pinheiro
16h - Encerramento

 


Voltar ao topo da página