Notícias

Gestores da Saúde se reúnem para estudar medidas para readequação do orçamento

Publicada em 31/07/2015, às 11h42

Por Angela Angius, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
Reunião Semus
Gestores da rede municipal de saúde estiveram reunidos para tratar das medidas para redução de gastos no setor

Diante da necessidade do restabelecimento do equilíbrio econômico e financeiro da Prefeitura de Vitória, a equipe de gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsu) se reuniu nesta última quinta-feira (30) com o objetivo de conhecer melhor o cenário financeiro da pasta e estudar alternativas para reorganização dos serviços e processos de trabalho.

A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, mostrou um panorama da queda na receita que a Prefeitura vem enfrentando, como as perdas com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Explicou também sobre as perdas que a própria Semus sofreu neste ano, como 20% de corte nos contratos e convênios da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), suspensão da Política Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária do ES (Pecaps), entre outros.

"Esse é um momento grave, e por isso, é um momento que requer o envolvimento ainda maior de todos. Temos que estar muito comprometidos com essa nova realidade que estamos vivendo. Cada diretor é uma autoridade sanitária do seu território e deverá ficar ainda mais atento com a sua unidade e com as necessidades de cada usuário", falou a secretária.

Decreto

A Prefeitura de Vitória já está fazendo readequação do orçamento e publicou no Diário Oficial do Município, nesta última quinta-feira (30), o decreto 16.372, que estabelece diretrizes para contenção de despesas de custeio e de pessoal.

"Em atendimento a esse decreto, a Semus deverá tomar algumas medidas, como suspensão de horas extras, remanejamento de servidores e criação de grupos de trabalho para apoiar os gerentes dos serviços com medidas que visem à economia e à otimização dos recursos financeiros e materiais", explicou Daysi Behning.


Voltar ao topo da página