Notícias

Gabinete de Gestão Integrada discute esquema de segurança do Carnaval de Vitória

Publicada em 16/02/2017, às 17h11 | Atualizada em 17/02/2017, às 08h39

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Reunião GGIM
Representantes da Prefeitura, Exército e Polícia Militar se reuniram no Gabinete de Gestão Integrada para discutir esquema de segurança do Carnaval
Diego Alves
Reunião GGIM
Prefeito Luciano Rezende destacou que o Carnaval de Vitória é o terceiro maior do País

A reunião do Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIM) desta quinta-feira (16), na sala anexa ao gabinete do prefeito, contou com a participação de representantes do Exército, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal para discutir os últimos detalhes do planejamento operacional de segurança do Carnaval de Vitória.

O patrulhamento e a segurança serão realizados em camadas, com segurança particular na área do Sambão do Povo e rondas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal na área dos bloqueios de trânsito e portões de entrada. Viaturas da Polícia Militar também estarão no entorno realizando cercos táticos. A Guarda Municipal de Vila Velha também se colocou à disposição para ajudar no esquema de segurança do evento.

Força-tarefa

Representante do Exército e da força-tarefa enviada ao Espírito Santo, o tenente-coronel Emílio garantiu que haverá quantitativo suficiente de tropas para o evento.

"Em nome do Exército e da força-tarefa conjunta, posso dizer que o efetivo é plenamente satisfatório para que o evento tenha a garantia de que será realizado a contento. A tropa enviada é a elite do Exército, e nós faremos o patrulhamento ostensivo, priorizando as vias que dão acesso ao Sambão do Povo. Todos os meios poderão ser disponibilizados para o rápido deslocamento da tropa, inclusive os helicópteros, que são quatro disponíveis. Ressalto que faremos o patrulhamento do evento sem esquecer o restante do Estado", disse o militar.

O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Sartório, também garantiu o apoio policial em toda a área do Sambão. "É um ciclo de responsabilidades, e nós vamos disponibilizar patrulha a pé, em viaturas e um cerco tático em torno do Sambão", disse.

Emprego e renda

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, agradeceu a cada um dos presentes e reforçou que o Carnaval de Vitória é um evento realizado por muitas mãos. "Esse evento já está há três anos sem ocorrências relevantes de violência, e é preciso entender que não é só festa. É o terceiro maior desfile do País, que gera emprego e renda. Estamos muito empenhados para que haja um grande desfile, e é uma alegria muito grande termos a Polícia Militar nessa empreitada conosco".

O secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Leonardo Krohling, também reforçou o caráter econômico do evento para a cidade. "São mais de mil pessoas formadas para esse evento, entre soldadores, eletricistas, costureiras e outros profissionais. Nesse período, circula na cidade em torno de R$ 13 milhões, quando somados os gastos das escolas e dos turistas", explicou.


Voltar ao topo da página