Festival de Cinema de Vitória apresenta Mostra Cinema de Bordas
Publicada em
Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM
Divulgação Semc
Bernadette Lyra participará de um debate com o público que for conferir a Mostra de Cinema de Bordas
O Festival de Cinema de Vitória dá o pontapé na programação de filmes com um evento especial. Acontece nesta sexta (14) e neste sábado (15), das 19 às 22 horas, no Cineclube Metrópolis, na Ufes, a Mostra Cinema de Bordas, que conta com curadoria da escritora e pós-doutora em Cinema pela Université René Descartes (Paris V, Sorbonne, na França) Bernadette Lyra.
O termo "cinema de borda" foi criado por Bernadette em 2005, depois de uma série de estudos sobre filmes que apresentam características específicas de produção, realização e exibição e que não estão no circuito comercial.
"São filmes alternativos, totalmente invisíveis aos olhos do público que frequenta as salas 'multiplex' de hoje. São realizados com baixíssimo orçamento, técnicas precárias, falta de aparatos tecnológicos, amadorismo de atores e atrizes, diretores autodidatas e muita criatividade", explica Bernadette
Ao final de cada uma das sessões, o público poderá participar de um debate com a participação da curadora Bernadette Lyra, da diretora e produtora Saskia Sá e do professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Fábio Camarneiro.
O 22º Festival de Cinema de Vitória, antigo Vitória Cine Vídeo (VCV), é uma realização da Galpão Produções e conta com o patrocínio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Ele vai acontecer entre os dias 11 e 16 de setembro, no Theatro Carlos Gomes.