Crianças que participaram da oficina confeccionaram a boneca Abayomi
Divulgação Semas
Oficina aconteceu no Cras de Santo Antônio e teve o objetivo de fortalecer os vínculos familiares
Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Santo Antônio promoveu nesta semana a "Oficina com Famílias". A proposta foi tratar as relações étnico-raciais entre as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), proporcionando a reflexão sobre as relações raciais, preconceito, cultura afro e cidadania.
A oficina foi ministrada pela coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Valdeni Andrelino. Além das famílias, a atividade contou com a participação de crianças, que se divertiram com contação de histórias e confecção de bonecas Abayomi (bonecas negras, cujo nome significa "encontro que traz alegria', retratando um pouco da história da chegada dos negros ao Brasil".
Fortalecimento
Entre os objetivos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.
O Paif tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.