Notícias

Fábrica de Ideias começa a funcionar com 500 vagas em oficinas e cursos

Publicada em 26/06/2014, às 10h50 | Atualizada em 27/06/2014, às 10h39

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Sebrae ES


Diego Alves
Fabrica de ideias
Primeira etapa da Fábrica de Ideias passará a funcionar a partir desta terça (1º)
Diego Alves
Fabrica de ideias
Projeto arrojado contempla cursos e serviços para incentivar novos negócios na capital

Áreas importantes que são vocações de Vitória, como serviços, tecnologia, economia criativa e turismo, terão destaque na Fábrica de Ideias (antiga 747), em Jucutuquara, que terá suas atividades iniciadas nesta terça-feira (1º), às 8 horas, com o Festival do Empreendedorismo.

A solenidade de abertura do evento será nesta segunda (30), às 19 horas. Na programação, haverá a oferta de 500 vagas gratuitas em oficinas e cursos de fotografia, moda, gastronomia, tecnologia e artesanato. Além disso, serão oferecidas capacitações relacionadas a empreendedorismo.

O festival será realizado até o dia 11 de julho, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que dará orientações para que os interessados entendam como gerir e divulgar negócios próprios. Veja a programação.

O evento será realizado no Expo Criativo, uma área com mais de 1,4 mil metros quadrados adequada para atividades diversas na Fábrica de Ideias. Para participar, é necessário comparecer ao local, às 8 horas, e ter mais de 18 anos. As inscrições são gratuitas, limitadas e, preferencialmente, realizadas pela manhã. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3235-2237.

Além das oficinas e cursos, serão oferecidas palestras de 1º a 7 de julho. Alguns temas abordados serão: "Internet na Medida"; "Planejando a Abertura do seu Negócio"; "A Empresa e os Novos Tempos"; "Orientação para Acesso ao Crédito" e "Microempreendedor Individual: Passo a Passo para Formalização". Na parte da tarde, um consultor do Sebrae ES estará disponível para realizar atendimentos sobre formalização.

Nos dias 10 e 11 de julho, os participantes apresentarão os resultados dos trabalhos em uma mostra aberta ao público, no próprio espaço.

Oportunidades

Segundo o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, é necessário que a cidade crie novas atividades econômicas com foco no desenvolvimento sustentável para que seja reconhecida não somente no país, mas no mundo como inovadora, dinâmica e repleta de oportunidades para abertura e manutenção de novas empresas.

"Saudável para os moradores e encantadora para os turistas. Um lugar que valoriza sua identidade, sua história, beleza natural e diversidade cultural. O olhar será sempre para o futuro, numa perspectiva de um mundo que muda rapidamente e exige trabalhadores atentos ao que o mercado pede", avaliou o prefeito.

Ele completou: "Estamos trabalhando para oferecer uma educação de qualidade na cidade de Vitória, com ferramentas que não são usuais. A Fábrica de Ideias é um grande exemplo disso. Lá, os nossos jovens, ao concluírem o ensino fundamental da rede municipal, terão espaço para desenvolver projetos".

Inovação

Segundo o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, a Fábrica de Ideias é um espaço privilegiado estruturado para estimular as boas ideias, as iniciativas e as inovações. Ela será voltada para a formação de empreendedores modernos atentos às novidades numa época de profundas e constantes transformações.

"Processos sustentáveis focados no conhecimento e na proposição de produtos e serviços de maior valor agregado", destacou Krohling.

O gestor explicou que o projeto é ousado e evolui a partir da premissa de identificação de setores fundamentais para o desenvolvimento da economia criativa. "Os investimentos estarão orientados para a melhoria técnica e gerencial, agregando conhecimento, tecnologia e promoção", afirmou.

Diego Alves
Fabrica de ideias - sala
Fábrica conta com variados espaços para a oferta de oficinas e cursos
Diego Alves
Fabrica de ideias
Local vai sediar o Festival do Empreendedorismo até o dia 11 de julho

Incentivo

Para o superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, o Festival do Empreendedorismo é uma oportunidade de formalizar e abrir negócios. "O evento vai reunir em um só local capacitações voltadas para a formação profissional e também para a abertura de negócios próprios. O objetivo é facilitar a vida dos empreendedores que querem se capacitar e se formalizar", afirmou.

Segundo o diretor técnico do Sebrae ES, Benildo Denadai, a instituição entra nessa parceria com o objetivo de incentivar e fomentar o empreendedorismo na capital. "Sabemos que 99% dos negócios brasileiros são formados por micro e pequenas empresas. São elas as responsáveis pela empregabilidade e geração de renda em todo o país. Dessa forma, queremos também desenvolver a economia capixaba através da formalização de novos empresários", garantiu.

Centro Empreendedor

Na Fábrica de Ideias, funcionará também até o dia 11 de julho o Centro de Apoio ao Empreendedor, uma agência projetada para facilitar a vida dos pequenos empresários, que reduzirão o tempo para formalizar seus negócios. Vários serviços estarão disponíveis num único local.

"É forte a presença de pequenos empreendedores em Vitória. Pessoas que tiveram boas ideias e perceberam nichos de mercado persistiram e hoje possuem grandes negócios. O objetivo é estimular novos e ousados investimentos que farão da capital um lugar que atrai boas oportunidades", avaliou.

Outra proposta para a Fábrica é a criação da aceleradora de empreendedores de tecnologia, que valorizá o talento e as competências dos interessados. Algumas áreas que terão destaque são design de joias, de móveis, de moda e embalagem, além de outras que demostrarem vigor e carência de estímulos e incentivos.

Talentos

Em outras etapas, a Fábrica contará ainda com o Bistrô de Artes, com espaço de encontro projetado para interação social e onde chefs conceituados apresentarão suas criações.

Também contará com um Espaço Verde, para que os visitantes fiquem à vontade, um Auditório Multimídia, para uso de comunidades criativas e das startups de tecnologia. Também haverá o Banco de Talentos, com cadastro de pessoas qualificadas e um serviço que oferecerá acesso gratuito à internet.

E ainda o Criativa Birô, numa parceria com o Governo Federal, Findes e Sebrae, para fortalecer as ações desenvolvidas em pontos culturais junto ao Ministério da Cultura. Já o Laboratório Gastronômico terá a missão de capacitar pequenos empresários na área de alimentação e fortalecer o crescimento de negócios na área. Haverá cozinha comercial, assistência técnica específica e oportunidades de trabalho.

Economia criativa

A economia criativa, aliada à sustentabilidade, é a grande estratégia para o desenvolvimento no século 21. Ao contrário da economia tradicional, baseada em recursos tangíveis, que se esgotam, como por exemplo o petróleo e o minério, depende de recursos intangíveis, como a criatividade, a pesquisa e o conhecimento, que se renovam e se multiplicam com o uso e ganham valor em lugares desenvolvidos.

Elizabeth Nader
Deusiane Benevides Marvila da Silva, beneficiária do Microcrédito da Prefeitura de Vitória
Fábrica contará com estrutura e equipe para facilitar a vida dos pequenos empresários
Carlos Antolini
pequeno empreendedor Geraldo Alves da Silva
Estímulo à economia criativa e ao empreendedorismo é um dos focos da Fábrica de Ideias

Voltar ao topo da página