Notícias

Exposição "Loucos por Inclusão" aborda a sociabilidade a partir da loucura

Publicada em 20/04/2015, às 08h00 | Atualizada em 22/04/2015, às 10h17

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Carla Osório
Exposição Loucos por Inclusão
Exposição mostra pessoas com transtorno mental e as suas histórias de vida

Com o objetivo de ampliar o debate e dar visibilidade às pessoas popularmente conhecidas como loucas, em função de uma condição da mente humana que caracteriza atitudes e pensamentos considerados anormais pela sociedade, será aberta nesta quarta-feira (22), a partir das 19 horas, a exposição fotográfica "Loucos por Inclusão", que fica em cartaz até o dia 22 de maio na galeria Memorial da Paz, localizada na Praça do Papa, na Enseada do Suá.

A mostra, que é um projeto da produtora e fotógrafa Carla Osório, reúne 10 fotografias que retratam pessoas com transtorno mental em diversas condições de inclusão e exclusão social em seis municípios do Espírito Santo (Pancas, Alegre, Cariacica, Serra, Aracruz e Guarapari), buscando dar visibilidade a um grupo historicamente discriminado e mostrando as diferentes formas de sociabilidade dos moradores de cada região com transtorno mental.

Para a execução do projeto, Carla contou com uma equipe formada pela jornalista Manaira Medeiros e pelo psicólogo e especialista em saúde mental Eduardo Torre, responsável pela abordagem psicossocial dos personagens. "Essas pessoas vivem uma luta invisível e resistem em nome do direito à felicidade e à cidadania. Por isso, escolhemos fazer esse registro onde os personagens olham para a câmera para encarar o espectador de frente, com imagens de grandes dimensões", explica a fotógrafa.

Histórias de vida

Para além da documentação fotográfica, o projeto apresenta um resgate das histórias de vida dos personagens, mostrando seus espaços de vivência e a relação com a comunidade em que estão inseridos. Essas histórias, e também as imagens, estarão disponíveis em um catálogo que será lançado junto à exposição.

A exposição "Loucos por Inclusão" conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.

Visitação

A exposição contará com visitas guiadas, previamente agendadas por e-mail, com foco em grupos de pessoas especiais, como os usuários da rede de Centro de Atenção Psicossocial (Caps), moradores de residências terapêuticas, alunos das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e Associações Pestalozzi do Espírito Santo.

As visitas guiadas terão monitoria dos alunos do curso de Psicologia do Programa de Extensão “Hecceidades: pesquisa-intervenção em saúde mental”. O programa está vinculado à Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Serviço

Exposição “Loucos por Inclusão”

Quando: de 22 de abril a 22 de maio
Local: Memorial da Paz, Praça do Papa – Enseada do Suá
Horários de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h
Agendamentos para visitação mediada: loucosporinclusao@gmail.com


Voltar ao topo da página