Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Evento pede fim do preconceito e intolerância contra religião de matriz africana

Publicada em | Atualizada em

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


O Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, recebeu um evento pela diversidade e pela liberdade religiosa, na tarde desta última segunda-feira (22). O "Abraço da Paz" reuniu lideranças de religiões de matriz africana e evangélicas.

Durante o ato, houve apresentação cultural de grupo de capoeira e discursos de autoridades religiosas. As pessoas pediam respeito e o fim da intolerância.

Para a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, só com conhecimento é que se chegará ao respeito. "Esse é um momento importante. A gente precisa conhecer para respeitar. Tenho certeza que quem está aqui aprendeu um pouco com o outro", disse.

Divulgação Semcid
Abraço da Paz
Roda de capoeira movimentou o evento "Abraço da Paz" na Casa do Cidadão
Divulgação Semcid
Abraço da Paz
Mãe Neia apresentou um cardápio variado da culinária das religiões de matriz africana

Diversidade

A Mãe Neia reforçou o discurso pelo fim do preconceito e da intolerância religiosa. "Não somos feiticeiros, não fazemos mal a ninguém. Nós damos o conforto, estendemos a mão para o nosso irmão em momento de necessidade. O que queremos apenas é entendimento e respeito".

O pastor Claudio Soares, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, afirmou que nas comunidades já estão sendo trabalhados o respeito e o diálogo em relação às religiões de matriz africana. "Não gosto da palavra tolerância. Gosto mais da palavra aceitar. Aceitar é colocar o outro no mesmo nível de igualdade", pontuou.

Após os discursos, Mãe Neia apresentou um cardápio variado da culinária das religiões de matriz africana e serviu os quitutes entre os participantes. Depois do evento, aconteceu no auditório da Casa do Cidadão a reativação do Fórum Capixaba em Defesa da Liberdade e da Tolerância Religiosa.