Notícias

Estudantes da modalidade EJA recebem certificados de cursos de capacitação

Publicada em 30/04/2015, às 16h40 | Atualizada em 30/04/2015, às 17h04

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carmem Tristão
Entrega de Certificado Curso Profissionalizante
Estudantes da modalidade EJA receberam certificados
Carmem Tristão
Entrega de Certificado Curso Profissionalizante
Secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, participou da entrega dos certificados e disse que cursos oferecem oportunidades para os alunos

Estudantes da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé, e Juscelino Kubistchek, em Maria Ortiz, tiveram a oportunidade de buscar a qualificação profissional para ganhar um incentivo na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Nesta quinta-feira (30), às 18h30, 10 alunos que participaram do curso de almoxarife receberão seus certificados. Na noite desta terça-feira (29), outros 10 estudantes que fizeram os cursos de montador e reparador de computador também foram certificados.

O formando Igor Oliveira Silva tem 16 anos e uma história interessante para contar. Ele inseriu a informação sobre o curso no currículo, fez cadastro no CIEE e foi chamado para a entrevista. "A entrevistadora achou muito interessante o fato de eu conhecer o computador por dentro e por fora. Acho que isso foi determinante para a minha contratação, porque no dia seguinte eu já estava trabalhando. Foi a primeira vez que isso aconteceu comigo", disse.

Igor conta também por que voltou a estudar. "Eu abandonei a escola porque não gostava de estudar e cansei de reprovar. Mas eu vi que eu não podia continuar desse jeito. Procurei a escola de novo e agora não quero parar mais. Comecei o curso, montei meu próprio computador, arrumei um emprego bom. Eu percebi que estudar só me trouxe coisas boas".

Segundo a secretária de Educação, Adriana Sperandio, os cursos de qualificação abrem novas oportunidades para os alunos. "A educação nos liberta da escravidão, temos que estar preparados para disputar o mercado lá fora porque ele é rigoroso e rígido. Muitos brasileiros não tem oportunidade de estudar e o curso de qualificação abrirá muitas possibilidades", destacou.

Qualificação

As secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) e de Educação (Seme) e Senac-Programa Gratuidade foram responsáveis pela formação. Os cursos foram realizados nas Emefs Juscelino Kubistchek e Ceciliano Abel de Almeida e tiveram como objetivo qualificar alunos da EJA e moradores das comunidades do entorno das escolas.

Segundo o subsecretário de Apoio ao Trabalhador, Michel Rossi Moscon, que fez a entrega dos certificados, os cursos foram realizados de outubro a dezembro de 2014 e tiveram carga horária de 160 horas.


Voltar ao topo da página