Espetáculo inspirado na obra de Carmélia Maria de Souza estreia nesta quinta (7)
Publicada em | Atualizada em
Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM
Arquivo Secom/PMV
O espetáculo terá duas sessões, dias 7 e 8, às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes
Carmélia Maria de Souza foi uma das mais importantes cronistas do Espírito Santo. Dona de um humor irônico, transformou-se em uma das figuras mais emblemáticas da cultura capixaba.
O temperamento e a obra da escritora são a inspiração do espetáculo de dança “Teoria Geral da Fossa", da Cia. de Dança Balé da Ilha, que estreia nesta quinta-feira (7), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes.
O projeto nasceu da parceria entre a professora Karla Ferreira, responsável pela Cia. Balé da Ilha, e a artista-bailarina Eliane Miranda, com o objetivo de preservar a memória da escritora, conhecida como Cronista do Povo, no final dos anos 50.
Carmélia representou toda uma geração de boêmios e intelectuais no cenário artístico capixaba. De acordo com o bailarino e produtor executivo do projeto Maicom Souza, o processo de criação do espetáculo fez um mergulho na obra da cronista por meio de reportagens, depoimentos de amigos e da leitura do livro “Vento Sul”.
“A partir desta pesquisa fomos para o processo de criação coreográfica. As partituras corporais não são com base na biografia de Carmélia, e sim, nas sensações que a obra dela despertou nos bailarinos” explicou.
Lei Rubem Braga
O espetáculo “Teoria Geral da Fossa” conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.
“A lei Rubem Braga foi quem efetivamente viabilizou todo processo. Conseguimos realizar um trabalho onde todos profissionais envolvidos conseguiram trabalhar de forma digna e adequada. Sem a lei, não teríamos recursos necessários para montar um trabalho como a qualidade deste espetáculo” afirma Maicom.
Serviço
Espetáculo Teoria Geral da Fossa
Quando: 7 e 8 de abril, quinta e sexta-feira, às 20 horas
Local: Theatro Carlos Gomes
Ingresso: Quinta-feira (entrada franca); Sexta-feira (R$ 20,00 - inteira)