Notícias

Escola Promotora dos Direitos Humanos: alunos de Vitória debatem cultura de paz

Publicada em 28/04/2015, às 16h02

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Projeto Escola Promotora de Direitos Humanos na EMEF Izaura Marques
Alunos debatem variados temas durante os encontros do projeto Escola Promotora dos Direitos Humanos

Refletir com a comunidade escolar temáticas de educação em Direitos Humanos visando à construção de uma cultura de paz no ambiente escolar e na sociedade. Esse é o objetivo do projeto Escola Promotora dos Direitos Humanos, realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), que este ano vai atender duas escolas da rede municipal de ensino.

A primeira unidade a receber o projeto será a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga, em Santa Tereza. A formação para servidores - entre professores, coordenadores e pedagogos e demais profissionais da unidade de ensino - já foi iniciada e, a partir do dia 18 de maio, será a vez dos estudantes do 6º ao 9º ano participarem do projeto.

Durante os encontros, que acontecem semanalmente, são abordados temas como: Introdução aos Direitos Humanos; Diversidade e Equidade de Gênero; Diversidade Sexual e Prevenção da Homofobia na Escola; Relações Étnicorraciais; Diversidade Religiosa; Atenção às Vítimas de Violência Doméstica; Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente e Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar.

Cultura de paz

O gerente de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Placidino Gomes, destaca a importância do projeto. "O projeto é demandado pelas unidades de ensino que apresentam relações conflituosas no ambiente escolar, como casos de bullying, discriminação e desrespeito às diversidades. Dessa maneira, levamos uma série de temáticas relacionadas aos direitos humanos com vistas à construção de uma cultura de paz", disse.

Unidades

A previsão é que a Emef Octacílio Lomba receba o projeto a partir de agosto. Em 2014, as unidades contempladas pelo projeto Escola Promotora dos Direitos Humanos foram as Emefs Izaura Marques da Silva, em Andorinhas, e Maria Stella de Novaes, no bairro Grande Vitória, beneficiando um total de 104 servidores e 477 estudantes do 6º ao 9º ano.


Voltar ao topo da página