Notícias

Equipes visitam residências em 9 bairros para vacinar animais contra a raiva

Publicada em 27/05/2015, às 15h18

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Vacinação de cães contra raiva
Cães e gatos serão vacinados contra a raiva animal

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fará neste sábado (30) um trabalho intensivo para vacinar cães e gatos que ainda não foram imunizados. Moradores de nove bairros da capital receberão a visita da equipe de vacinação do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na própria residência.

O objetivo é prevenir e controlar a raiva animal, que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos. O CVSA observou que os bairros São Pedro, Ilha das Caieiras, Inhanguetá, Santo Antônio, São Cristóvão, Santa Martha, Consolação, Gurigica e Jesus de Nazareth tiveram baixa adesão durante a campanha de vacinação, que aconteceu no mês de março.

"Observamos que, em relação ao ano de 2013, os moradores desses bairros não atenderam bem ao chamado para vacinar seus animais. Assim, resolvemos ir até a residência deles e faremos visitas casa a casa para vacinar todos os animais", revela a coordenadora do CVSA, Clara Scarpati.

Segundo a coordenadora, a Prefeitura de Vitória pretende criar uma barreira imunológica, dificultando a disseminação do vírus em cães e gatos, protegendo, também, a população humana.

Carteirinha

A orientação é que os munícipes recebam o agente de saúde e tenham em mãos a carteirinha de vacinação do animal. É importante que ele não seja exposto a desconforto térmico e esforço físico intenso, assim como a qualquer outro tipo de estresse para não interferir na sua resposta à vacina.


Voltar ao topo da página