Notícias

Emef em tempo integral de Tabuazeiro desenvolve projetos de vida dos alunos

Publicada em 17/05/2017, às 07h00 | Atualizada em 18/05/2017, às 12h23

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Douglas Schneider
Disciplina eletiva
Alunos participam de disciplinas eletivas na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Eunice Pereira

A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro, é uma das três dessa modalidade em Vitória.

A iniciativa faz parte do Programa Educação Ampliada e prevê todos os estudantes e professores em jornada escolar integral. Na matriz curricular, os estudantes têm aulas de orientação de estudos, educação científica e tecnológica, eletivas, projeto de vida e protagonismo. Todas elas têm como centralidade o projeto de vida.

A ideia é que componentes curriculares obrigatórios da Base Nacional Comum e das metologias de êxito da parte diversificada do currículo sejam organizados de forma integrada, rompendo com a divisão de turno e contraturno.

O prédio, que é acessível, tem 13 salas e espaços pedagógicos para atender os estudantes da unidade. Atualmente, atende 318 alunos. A escola é destaque nacional por conta do projeto "Desperdício Zero", em que os alunos e professores trabalham juntos contra o desperdício de merenda escolar. Antes do projeto, os restos de comida que sobravam dos pratos dos alunos, ao final das refeições, giravam em torno de 50 quilos por semana. Agora, giram em torno de seis quilos semanais, havendo dias em que o desperdício não passa de 500 gramas.

UAB

A Universidade Aberta do Brasil ( UAB ) também funciona no espeço da Emefti Eunice Pereira da Silveira. O Polo é um programa do Governo Federal que integra universidades públicas e oferece cursos de nível superior por meio da metodologia da educação a distância, em vários municípios do país.

À disposição do Polo UAB, estão dois laboratórios de informática com 40 computadores no total. A estrutura é para atender os alunos no decorrer dos cursos de graduação, de aperfeiçoamento, extensão e pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento, prioritariamente na área da educação.


Voltar ao topo da página