Notícias

Dia Municipal do Manguezal: formações, visitas e andada ecológica

Publicada em 19/07/2018, às 16h37 | Atualizada em 19/07/2018, às 16h37

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Estação Ecológica do Lameirão
Vitória possui um dos maiores e mais belos manguezais urbanos do mundo
Leonardo Silveira
Estação Ecológica do Lameirão
Dia Municipal do Manguezal vai ser comemorado no próximo dia 26

Vitória possui um dos maiores e mais belos manguezais urbanos do mundo. O ecossistema é essencial para a sobrevivência de diversas espécies e proporciona um importante meio de sustento para inúmeras famílias. Além disso, caracteriza a paisagem da cidade e tem enorme importância na cultura e história locais.

O Dia Municipal do Manguezal vai ser comemorado no próximo dia 26 e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vai realizar atividades para celebrar a data. 

Formações

No último dia 3, foi iniciado o processo formativo do projeto de Educação Ambiental "Mangueando na Educação", no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Reinaldo Ridolfi, em Maria Ortiz, para 40 educadores. As demais atividades serão desenvolvidas durante o segundo semestre do ano.

Nesta sexta-feira (20), das 13 às 17 horas, será realizada, no auditório do Centro Integrado de Atencimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá, a formação "Ecossistema Manguezal e atuações dos setores da Semmam", visando a qualificação, socialização e atualização de informações referentes às áreas de manguezal do município.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, também vai assinar a portaria reativando o grupo de trabalho que irá atuar com ações educativas no manguezal.

Visitas técnicas

De 23 a 30 de julho, os servidores da Semmam participantes da formação desta sexta (20) farão visitas técnicas embarcadas no manguezal da baía de Vitória.

Exposição

No dia 26 (quinta-feira), às 14 horas, alunos do Cmei Silvanete Rocha, no bairro Grande Vitória, farão uma visita monitorada na exposição do projeto “Mangueando na Educação”, na Escola de Ciência, Biologia e História, situada no Sambão do Povo.

Andada no manguezal

Encerrando as comemorações, no dia 28 (sábado), serão realizadas "Andada Ecológica" e limpeza do manguezal de Maria Ortiz, junto à comunidade escolar do Cmei Reinaldo Ridolfi, envolvendo as famílias dos estudantes, que, em sua maioria, são moradores da Grande Goiabeiras.

Programação 

A programação foi elaborada pela Semmam, através das Gerências de Educação Ambiental (GEA), Fiscalização (GF), Controle Ambiental (GCA) e Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas (GPME).

"Fizemos uma programação enxuta, mas que envolve nossos servidores, comunidades e alunos de algumas escolas para trabalharmos este importante tema que é o manguezal de Vitória, que faz parte de nossa cultura e garante a sobrevivência de muitas famílias", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.


Voltar ao topo da página