Notícias

"Dia de Ler. Todo Dia!" vai estimular a leitura com atividades pela cidade

Publicada em 29/09/2015, às 16h04 | Atualizada em 30/09/2015, às 17h20

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Viradão Cultural Viagem pela literatura Contação de História
Atividades do Viagem pela Literatura farão parte da programação do evento "Dia de Ler. Todo Dia!"

Uma das citações mais populares de Mário Quintana diz que os livros não mudam o mundo, e sim as pessoas, e que essas pessoas são responsáveis por mudar o mundo. Brincando com as palavras, o escritor marca a importância da leitura no dia a dia de um país.

Com o objetivo de estimular a leitura, acontece nesta quinta-feira (1º) a mobilização nacional de leitura "Dia de Ler. Todo Dia!", organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, e que em Vitória está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

A programação vai acontecer na Casa Porto das Artes Plásticas e no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro; no Espaço Multiuso Circuito Cultural, na Grande São Pedro; nas ações do projeto Viagem pela Literatura, na praça Ubaldo Ramalhete, no Centro; e na atividade Encontro com o Escritor, no miniauditório do Ifes, em Jucutuquara.

Divulgação Semc
Lilian Menenguci
Lilian Menenguci participará do Encontro com o Escritor
Programação

Casa Porto das Artes Plásticas (praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro)
9h: piquenique literário. Confecção coletiva da faixa do Dia Nacional da Leitura
10h: ação "Grade de Pensamentos ao Vento". Intervenção literária onde todos os participantes são convidados a produzir cartões com textos e amarrá-los no portão da Casa Porto
14h: oficina da prática Abayomi, com contação de história, além da realização do "Leitura Minha"
15h30: atividade "Leitura Nossa". Leitura coletiva de um livro da nossa literatura em sua íntegra e, em paralelo, a realização de "Leitura Minha".
18h30: encerramento

Espaço Multiuso Circuito Cultural (Rodovia Serafim Derenzi, 4.783, Redenção)
13h45: leitura dramática do livro "A Bela Adormecida". Atividade desenvolvida pela professora Aline Ribeiro junto ao núcleo de balé.

Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Avenida República, 121, Centro)
14h: visita e ação educativa com 30 alunos da escola "Telmo Torres"
18h: seminário "As Tradições Nagô e Bantu e a Intolerância Religiosa no Brasil e no Espírito Santo". Com a participação de Cleyde Rodrigues Amorim, Milena Xibile Batista e Osvaldo Martins de Oliveira.

Viagem pela Literatura

Praça Ubaldo Ramalhete, Centro
Das 9h às 16h: Leitura na Praça, com leitura de livros infantis, juvenis, adultos, jornais, revistas, além da troca de livros e gibis
9h30 e 14h30 – Contação de Histórias com o grupo Chão de Letras

Miniauditório do Ifes, em Jucutuquara
19h: Encontro com o Escritor, com Lilian Menenguci. Mediação de Leonardo Vais

Poesia no Ônibus
9h às 11h30: ação acontece dentro dos coletivos do sistema municipal que trafegam nas avenidas Princesa Isabel, Vitória, César Hilal e Jerônimo Monteiro, com a participação de Theo Pastorini, Roseanna Mendonça Lima e Regiannie Rozindo Dias Barros.

Banca troca de Livros
8 às 18h
Onde: rua Treze de Maio, 47, Centro

Fafi
8h às 18h: momento da leitura em sala de aula e contação de história (Contos do Balé), explanação no Centro de Documentação da Fafi sobre Dança Contemporânea e contação de história (Como me tornei uma bailarina) aos alunos do preparatório para curso básico de dança, momento de leitura e pesquisa no Cedoc, contação de histórias D. Quixote e Copélia e leitura de partituras e textos teatrais.


Voltar ao topo da página