Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Alunos de Resistência levam cultura negra e mensagens de paz para Resistência

Publicada em | Atualizada em

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Yuri Barichivich
Pauta - Resistencia
Desfile cívico tomou conta das ruas de Resistência na manhã deste sábado
Yuri Barichivich
Pauta - Resistencia
Ação teve o objetivo de alertar a população sobre as doenças provocadas pelo acúmulo do lixo

Um desfile de cidadania e paz pelas ruas de Resistência. Professores, educadores e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anízio Teixeira e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ronaldo Soares realizaram, neste sábado (27), a caminhada "Paz e educação: juntos por um futuro melhor".

O evento, planejado pelas equipes pedagógicas das duas unidades, teve o objetivo de levar a cultura de paz para as ruas do bairro. O Cmei levou o projeto institucional "Cmei Anísio é Show de Bola", no qual, ao longo deste ano, foram desenvolvidas atividades com foco na igualdade racial, cultura brasileira (regiões e costumes), paz e valorização dos esportes e brincadeiras de rua.

A Emef, por sua vez, levou o tema "Africanidade: Vamos fazer uma aventura e descobrir a nossa origem". Durante o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de estudar a história e a cultura dos povos africanos e conhecer a origem dos nossos costumes e tradições, contribuindo para a construção da identidade nacional. A ação ainda contou com a participação da banda marcial da Emef Heloísa Abreu Júdice de Mattos.

Parceria

Com a proposta de sensibilizar a comunidade para a prevenção das doenças ocasionadas pela infestação de roedores, mosquitos e baratas provocadas pelo acúmulo de lixo em vias públicas, terrenos baldios e residências, as unidades de ensino realizaram uma parceria com o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) e a Unidade de Saúde de Resistência. Temas como higiene e limpeza de ambientes particulares (quintais e interior das residências) foram abordados.

Esses equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) orientaram a população sobre o descarte irregular de lixo.

Cidadania

A dona de casa Dezilane de Jesus levou a filhinha Luana da Silva de Jesus, de 2 anos. "Gosto que ela participe de todas as atividades. Ela precisa entender como o mundo funciona e, assim, poderá exercer a cidadania", comentou.

O segurança Anderson Fonseca Vieira da Silva também levou a filha Milena Ferrão da Silva, de 2 anos e meio. "Temos que incentivar a criança para a cidadania e a união. Assim estimulamos nelas a consciência", destacou.

Yuri Barichivich
Pauta - Resistencia
Dezilane de Jesus fez questão de levar a filha Luana para participar da ação de cidadania
Yuri Barichivich
Pauta - Resistencia
Anderson Fonseca Vieira da Silva levou a filha Milena Ferrão para o desfile

Atitude

“Esperamos que a comunidade contribua trazendo mudanças de atitude. Viemos promover a consciência de corresponsabilidade do cidadão. Queremos a mudança de atitude por meio da promoção da cidadania", contou a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Clara Alvarenga.

Desfile

O desfile contou com variados temas: educação ambiental, alimentação saudável, heróis negros, dengue, lixo, entre outros. Pessoas levaram faixas, músicas, anúncios e panfletos. 

"Hoje estamos destacando o que o lixo pode causar. O desfile com faixas e distribuição de panfletos pretende causar mudança de comportamento. Queremos chamar a atenção para o problema que o acúmulo de lixo pode representar, pois todos devem exercer a cidadania, adotando posturas que eliminem o lixo como fator de risco para a saúde e para o meio ambiente", explicou a diretora do CVSA, Gabriela Gabriel de Almeida.

"Foi tudo lindo e fiquei emocionada. A comunidade é muito simples e ter contato com a música e tudo isso, é um presente de Deus. Muitos não podem ter contato com a cultura, mas hoje tivemos tudo isso aqui", destacou a vendedora Marcela de Mello Guimarães.

Yuri Barichivich
Pauta - Resistencia
Yuri Barichivich
Pauta - Resistencia