Notícias

Defeso: operação conjunta apreende 85 kg de caranguejo-uçá

Publicada em 23/10/2015, às 14h46

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Syria Luppi


Divulgação Semmam
Apreensão caranguejo
Caranguejos estavam presos em redes de pesca

O período de defeso do caranguejo-uçá vai até o dia 30 de novembro. Para coibir a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e/ou a comercialização de caranguejo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) tem realizado ações de fiscalização.

Em 2 de outubro, segundo dia do defeso, a equipe realizou uma operação conjunta com o Instituto O Canal, a Associação Ambiental Voz da Natureza, as polícias Ambiental e Civil, a Capitania dos Portos e as Prefeituras de Vila Velha, Serra e Cariacica.

Às 7 horas, as equipes saíram da Ilha da Fumaça em cinco embarcações com destino à Ilha das Caieiras. Ao longo do percurso, foram apreendidos 85 kg de caranguejo-uçá, totalizando, aproximadamente, 500 caranguejos, a maioria fêmea. Os crustáceos foram capturados com o uso de armadilha do tipo redinha – prática que é proibida por lei. Além disso, foram confiscadas seis redes tarrafas e duas de espera.

Defeso

O artigo 1° da Portaria IBAMA n° 52 informa a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e/ou a comercialização de caranguejo estão proibidos entre 1° de outubro e 30 de novembro.

Divulgar e conscientizar sobre o início do período de defeso também foram alguns dos objetivos da inspeção. O defeso compreende o período de crescimento do caranguejo, quando ele passa por um processo de muda, formando uma nova carapaça. 


Voltar ao topo da página