Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Curso de massagem traz novos horizontes para pessoas com deficiência

Publicada em

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MASSAGEM
Josafá Santos é um dos alunos do curso de massagem oferecido no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD)
André Sobral
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MASSAGEM
Pessoas com deficiência aprendem técnicas de massagem e as aplicam na própria comunidade

"Nós, deficientes visuais, enxergamos com as mãos". Esse é o relato de Josafá Santos, de 49 anos, que é um dos 13 alunos do curso de massagista no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRDP), em Segurança do Lar.

Para ele, a atividade fez a sua vida ganhar novo rumo. "No curso, encontro uma oportunidade para auxiliar o meu dia a dia. Além do refúgio, tenho uma atividade ocupacional" disse o aluno, que tem retinose pigmentar.

 "Primeiro perdi minha visão periférica e, depois, a central. Mas tenho a sensibilidade nas mãos para perceber os nódulos e pontos de tensão das pessoas", disse.

No curso, que tem duração de três meses, a ajuda é mútua. Após receber a massagem de Josafá, Cristiane Conceição de Oliveira Silva, 41, elogiou: "É interessante que eles são especiais e nos ensinam".

Inclusão social

Antônio Carlos Santana, 55, também participa do curso e ressalta a importância da atividade. "Antes do curso, nem saía de casa sozinho. Aqui encontramos o bem-estar e nosso reconhecimento profissional, retomamos nossos vínculos sociais e os outros nos respeitam mais".

Antônio já faz planos para quando terminar o curso: "Apesar de ainda estar aperfeiçoando a minha sensibilidade no tato, em breve estarei montando a minha sala juntamente com cinco profissionais para atendermos outras pessoas".

André Sobral
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MASSAGEM
Cristiane Conceição foi atendida por Josafá e elogiou o trabalho: "Eles acabam nos ensinando também"
André Sobral
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MASSAGEM
Aluno Antônio Carlos Santana diz que encontra bem-estar e reconhecimento profissional no curso

Terapia

A aluna Rosimeri Lima, 36, disse que o curso é uma terapia. "Para mim, fazer uma massagem nas pessoas está sendo uma terapia. Conviver com todos está sendo uma surpresa. Nunca tinha convivido com alguma pessoa com deficiência. Às vezes, colocamos tanta dificuldade em chegar aqui e vejo a animação do Josajá e do Antônio".

Preconceito

A aluna Ana Paula Silva de Jesus, 34, disse que a cada dia vence o preconceito. "Ainda existe muito preconceito com os portadores de deficiência visual. Estamos conseguindo acabar com isso aos poucos. Alguns demonstram que são capazes, apesar de não enxergaram".

Instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Juliana Roldi Ramos destacou a importância da integração social entre os participantes do curso. "A integração acontece de forma maravilhosa, pois estão sempre se ajudando e orientando os demais alunos a executar as manobras de massagem. Nunca tive alunos portadores de deficiência. Mas percebo o quanto eles querem fazer o seu melhor e se superam mesmo com suas limitações".

Algumas pessoas ainda têm preconceito de serem atendidas por pessoas com deficiência, mas a instrutora Juliana ressalta as suas habilidades e capacidades.

Mercado de trabalho

"No dia 30 de junho, os alunos estarão concluindo o curso. Todos demonstram total capacidade de entrar no mercado de trabalho. Para muitos alunos, isso será uma renda. O que mais me surpreendeu foi a capacidade de memorização deles. Eles aprenderam muito rápido o passo a passo dos movimentos".

A aluna Ana Paula Silva de Jesus, 34, disse que decidiu fazer o curso para aprimorar conhecimento. "Resolvi fazer o curso de massagista para agregar valor ao meu currículo, pois trabalho há 15 anos com beleza e estética".

"Nossos objetivos são a capacitação e a inclusão das pessoas com deficiência ou não no mercado de trabalho. O profissional já sai daqui com certificado profissionalizante", disse a coordenadora do Serviço de Convivência para Pessoas com Deficiência, Marcela Brasileiro Falcão.

Atendimento

Os atendimentos à comunidade acontecem de segunda a sexta, a partir das 8h20 e às 10h20, por ordem de chegada. O ideal é ir com roupa de banho.

André Sobral
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MASSAGEM
Aluna Ana Paula Silva de Jesus disse que a cada dia vence o preconceito
André Sobral
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MASSAGEM
Turma de pessoas com deficiência está concluindo curso de massagem, que tem duração de três meses