Cultura oferece oficina de qualificação para Edital de Residência da Casa Porto
Publicada em | Atualizada em
Por Leo Vais, com edição de Deyvison Longui
Elizabeth Nader
A oficina vai ajudar candidatos à residência artística que usarão a Casa Porto por tempo determinado para o desenvolvimento de um trabalho cultural.
Com a proposta de tornar mais claro e objetivo o acesso e o entendimento dos editais da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), acontece nos próximos dias 5, 7 e 10 de março a Oficina de Qualificação para o Edital de Seleção e Prêmio para Projeto de Residência Artística da Casa Porto das Artes Plásticas - Modalidade Gravura, ano 2015.
A oficina será ministrada pela analista cultural e assessora técnica da Semc, Rosa Rasuck, e vai abordar o tema “Gestão e Produção Cultural sob os domínios do Edital de Seleção e Prêmio para Projeto de Residência Artística da Casa Porto das Artes Plásticas - Modalidade Gravura, ano 2015”.
“É muito, mas muito comum mesmo, que os agentes culturais, sejam artistas ou até produtores, não prestarem atenção a detalhes de editais. Como a Prefeitura está fazendo uso desse mecanismo para o repasse de recursos para o fomento às atividades culturais, é necessário que essas oficinas, rodas de bate-papo, plantões, que estão sendo oferecidos desde 2013, sirvam de capacitação e apoio aos proponentes, pois que na repetição acontece o aperfeiçoamento da elaboração das propostas” explica Rosa Rasuck.
O Edital de Seleção e Prêmio para Projeto de Residência Artística da Casa Porto das Artes Plásticas - Modalidade Gravura consiste em viabilizar a proposta de residência artística, ou seja, a ocupação de espaço cultural, por período determinado, no qual será desenvolvido um trabalho artístico, a partir de um projeto.
A proposta é oferecer ao contemplado um ambiente de imersão em pesquisa e criação, possibilitando ao artista condições para realização de exposição dedicada às obras criadas durante a permanência do artista na residência e oferecer condições para atividades formadoras relacionadas à pesquisa do artista em residência e, por conseguinte, do público.
Serviço Oficina de Qualificação para o Edital de Seleção e Prêmio para Projeto de Residência Artística da Casa Porto das Artes Plásticas - Modalidade Gravura, ano 2015 Dias (escolha a melhor data na hora da inscrição): 05/ 03, quinta, das 9 às 11h 7/ 03, sábado, das 14 às 16h 10/ 03, terça, 14h às 16h
Facilitadora: Rosa Rasuck, analista cultural, PMV/Semc Metodologia: Leitura comentada e dialogada do Edital. Público-alvo: artistas e estudantes de arte e comunicação, público em geral interessado nos temas, maiores de 18 anos. Local: Casa Porto - Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro, Vitória.