Notícias

Cultura lança Edital de Ocupação do Museu do Pescador

Publicada em 09/11/2015, às 18h19 | Atualizada em 19/11/2015, às 16h23

Por Paula Falcão, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Museu do Pescador na Ilha das Caieiras

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) divulgou nesta segunda-feira (9), por meio do Diário Oficial, o edital de ocupação do Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”. O objetivo é constituir a programação do museu para o próximo ano, com ações culturais que valorizem os aspectos tradicionais da comunidade da região da Ilha das Caieiras.

Serão aceitos projetos relacionados a literatura, dança, música, teatro, memória, audiovisual, entre outras expressões artísticas, que poderão ser apresentados no formato de oficina, seminário, mostra, performance, espetáculo, roda de conversa, dentre outros.

Serão avaliados projetos de ações e atividades que tenham o objetivo de valorizar, preservar e difundir as expressões culturais e tradicionais da comunidade da região da Ilha das Caieiras. Seis projetos serão premiados no valor de R$ 4 mil para cada.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de dezembro, nos dias úteis, das 10 às 16 horas, no Protocolo Geral da Prefeitura de Vitória, situada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1.927, Bento Ferreira.

"Os Editais de Ocupação reforçam a busca pela diversidade e pela transparência na escolha das atividades do Museu do Pescador, do Memorial da Paz e, pela primeira vez, também do Museu Capixaba do Negro", destaca a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

A ocupação por meio de editais é uma meta do Plano Municipal de Cultura, que estabelece as diretrizes da política cultural do município entre os anos de 2014 e 2024.

Mais informações:
(27) 3132-8372 

EDITAL

PROJETO DE OCUPAÇÃO

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADE

FICHA DE INSCRIÇÃO

Museu do Pescador

Conhecido popularmente como Museu do Pescador, o Museu Histórico da Ilhas das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio” recebe atualmente a exposição “Manguezal: Múltiplos Olhares”, de Rogério Dalmonech.

Em 20 pinturas, o artista retrata a fauna e a flora da região da Ilha das Caieiras e do manguezal, além de apresentar a relação de moradores e visitantes com a localidade por meio da pesca, da cata de caranguejo, da extração do tanino (para a produção das panelas de barro) e da culinária local. A exposição pode ser visitada até o dia 15 de dezembro.

Os quadros fazem parte do acervo da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), representado pelo projeto "Mangueando na Educação", que desenvolve atividades educativas junto às escolas abordando educação ambiental em áreas de manguezal.

Onde fica o Museu do Pescador

Endereço: Rua Felicidade Correia dos Santos, 1095, Ilha das Caieiras
Informações: (27) 3323-9993 e 3132-8372
Horário de visitação: Terça a sexta, das 9h às 17 horas; Sábado e domingo, das 12h às 16 horas.

Matéria relacionada

Semc oferece qualificação para editais de ocupação de espaços culturais


Voltar ao topo da página