Notícias

Corpo em Equilíbrio desafia servidores a adquirirem hábitos saudáveis

Publicada em 01/09/2014, às 17h11

Por Rejane Gandini Fialho, com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Fotos: Andrea Oliveira


Andrea Oliveira
Projeto "Corpo em Equilíbrio" no auditório do CIAC
Andrea Oliveira
Projeto "Corpo em Equilíbrio" no auditório do CIAC

Pensando na melhoria da qualidade de vida e no consequente ganho de produtividade, a Secretaria de Habitação (Sehab) deu início ao projeto Corpo em Equilíbrio, que tem por objetivo levar aos servidores conhecimentos sobre a influência da alimentação e dos exercícios físicos na vida cotidiana.

A palestra de abertura do projeto foi proferida pela nutricionista Marina Uvo, na sexta-feira (30), e contou ainda com exercícios de alongamento comandado pela estagiária do programa de Ginástica Laboral da Prefeitura de Vitória Rosemeire Quintanilha de Menezes.

No sábado (31), os servidores participaram do Dia Coletivo do Corpo em Equilíbrio, na Praia de Camburi, onde se exercitaram sob o comando do professor de Educação Física Alexandro da Silva, que integra a Equipe de Promoção à Saúde. Até o final do projeto, serão realizados outros três encontros.

"Nossa proposta é incentivar o controle do peso por meio de orientação profissional específica, melhorando assim a qualidade de vida do servidor e de seus familiares", explica o secretário de Habitação, Sérgio Sá. A ação coletiva em busca de uma vida mais saudável teve a adesão de 51 servidores.

Desafio

Juntos, os servidores vão encarar o desafio de controlar peso e melhorar a saúde por meio de orientação alimentar e exercícios físicos. Os participantes foram divididos em nove equipes com cinco integrantes cada uma delas.

Para pontuação na competição estão sendo observados os seguintes índices: Peso, Massa Corporal (IMC), Circunferência Abdominal e Dobras cutâneas. A equipe vencedora será aquela que, no somatório de todos os participantes, perder mais peso em quilogramas, o maior número de participantes alcançar o IMC ideal, diminuir a circunferência abdominal e a quantidade de dobras cutâneas.

O Corpo em Equilíbrio conta com parceria das secretarias municipais de Esportes e Lazer (Semesp), Saúde (Semus) e Administração (Semad) para obtenção de recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento do trabalho. A Semad vai atuar com a equipe de Promoção à Saúde do Servidor, que organiza avaliações físicas periódicas, atendimento psicológico, além da intensificação do trabalho de ginástica laboral.

Na etapa nutricional, a parceria contempla a atuação de um grupo de professores e alunos do curso de Nutrição da Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo. Por meio dessa parceria serão oferecidos atendimentos individualizados para organização de planos alimentares, palestras quinzenais, além de avaliação do estado nutricional, antropométrico e consumo alimentar.

Os participantes contam ainda com uma página no Facebook onde serão divulgadas receitas, dicas de exercícios e alimentação saudável, além de informes gerais sobre o projeto. A competição segue até o dia 30 de novembro.


Voltar ao topo da página