Notícias

Cidades Educadoras: Plano de Metas de Vitória é entregue a gestores

Publicada em 04/04/2018, às 18h50 | Atualizada em 04/04/2018, às 18h52

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Secretário Fabrício Gandini participando do Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras
Secretário Fabrício Gandini destacou que o Plano de Metas de Vitória visa oferecer resultados de forma mais rápida para os munícipes

No segundo dia do VII Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras, nesta quarta (4), o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação de Vitória, Fabrício Gandini, entregou a gestores de outras cidades os exemplares do "Plano de Metas 2018-2020" da capital. Na ocasião, ele deu também boas-vindas aos participantes.

Gandini explicou que as metas terão um ou mais responsáveis pela sua execução e os programas e projetos terão um gerente. Tudo será estruturado e acompanhado por um sistema vinculado ao "Escritório de Projetos".

"O objetivo foi ampliar a capacidade da administração municipal em executar Programas Estruturantes e Projetos Prioritários e entregar, de forma mais rápida, resultados à sociedade. Coletar os dados e pensar nas metas foram ações intersetoriais e educativas. Podemos perceber o quanto Vitória executa ações educadoras", disse.

Ele complementou que, a partir dessas ações, a administração municipal busca mudanças conceituais sobre como administrar a cidade, ampliando e garantindo a participação e o acesso da população aos direitos fundamentais a saúde, educação, segurança, assistência social e outras áreas.

Plano de Metas

Ao todo, foram traçadas 58 metas, sendo 31 do Comitê Estratégico Social, 12 do Eficiência da Gestão e 15 do Desenvolvimento Ambiental e Urbano. Todos os programas e projetos serão gerenciados pela Metodologia de Gerenciamento de Projetos Orientado para Resultados.

Encontro

Leonardo Silveira
Secretário Fabrício Gandini participando do Encontro Brasileiro de Cidades Educadoras
Gestores partilharam as experiências de faixas exclusivas para ônibus em suas cidades

Um dos temas debatidos na tarde do segundo dia do encontro foi a democratização das vias públicas. Gestores de diversas cidades partilharam as experiências de faixas exclusivas para ônibus, expondo o processo de implantação e o desafio de aceitação e convencimento de parte da sociedade sobre uma ação tão importante do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade, além da mobilidade urbana.

Cidades Educadoras

Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

No período de três anos, a contar de 2017, a capital irá organizar reuniões, conduzir trabalhos e expandir o número de cidades participantes. São cerca de 500 cidades no mundo ligadas à entidade. No Brasil, são apenas 14 cidades e, no Espírito Santo, apenas Vitória é uma cidade educadora, desde 2013.

PROGRAMAÇÃO 

5 de abril
Local: Etsus
9h - Reunião de Trabalho da Rebrace: Construindo Cidades Educadoras;
- Abertura;
- Eixos de Atuação da Rebrace - Apresentação dos grupos
- Sistematização
12h - Intervalo para almoço;
13h - Exposição dialogada: Políticas multisetoriais na cidade educadora. Paulo Louro, Rede Portuguesa.
1) Experiência Guarulhos (mobilidades);
2) Experiência Santo André (gênero);
3) Experiência São Paulo (inclusão social);
4) Experiência Belo Horizonte (cultura);
5) Debate.
14h50 - Ginástica;
15h - Oficinas: Rodas de conversa sobre as experiências nas temáticas mobilidade segura e violências, enfatizando o planejamento intersetorial para a resolução dos problemas da cidade;
16h50 - Coffee break;
16h20 - Rodas de conversa (continuação) e apresentação em Plenária;
18h - Cerimônia de encerramento.

6 de abril
9h - Saída para visitas a equipamentos da Prefeitura de Vitória: Escola da Vida; Observatório de Indicadores; Visitar Centro; escuna; Praça dos Namorados (Praça da Ciência, Vitória 360º e Praça dos Desejos); Parque da Fonte Grande; Parque Gruta da Onça e Tancredão.

Matéria relacionada

Cidades Educadoras: gestão compartilhada para promover a cidadania


Voltar ao topo da página