Notícias

Chuvas provocam deslizamentos de encostas e desabamentos de muros em Vitória

Publicada em 18/05/2019, às 19h54 | Atualizada em 20/05/2019, às 15h47

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Central de Serviços
Central de serviços
Nas últimas 24 horas foram registrados 276 milímetros de chuvas na capital, causando desabamento de muros

As fortes chuvas que caíram desde a madrugada deste sábado (18) resultaram em várias ocorrências, como deslizamentos de encostas e desabamentos de muros em Vitória. A Defesa Civil de Vitória continua de prontidão para reduzir riscos de desastres e também para minimizar os transtornos.

Até agora, sete pessoas estão desalojadas e três imóveis foram interditados. Até este momento, foram registrados 276 milímetros de chuvas, cinco vezes mais do que o previsto para o dia, que era de 50m. Para todo o mês de maio o volume de chuva esperado era de 78 mm.

O volume de água ainda causou o desabamento de seis muros, 12 deslizamentos de encostas e uma queda de árvore.

A Defesa Civil de Vitória alerta para que os moradores de áreas de encosta fiquem atentos a qualquer movimentação do solo e de rolamento de blocos. Nesses casos, a recomendação do órgão é sair do imóvel e entrar em contato com o telefone de plantão 24 horas: 98818-4432. Os chamados também podem ser feitos pelo Fala Vitória 156.

Trânsito

Durante todo o dia agentes da Guarda Municipal de Vitória trabalharam continuamente nas vias da capital. Eles atuaram nos principais corredores para ajudar na dispersão de veículos, orientando motoristas e evitando retenções. O trabalho foi realizado, entre outros locais, nos cruzamentos das avenidas Dante Michelini, Reta da Penha, Fernando Ferrari e Américo Buaiz. As equipes também atuaram na região do Centro, nas avenidas Beira-Mar, Jerônimo Monteiro e Graciano Neves.

Redes de drenagem

Equipes da Central de Serviços também realizaram intenso trabalho para reduzir os transtornos provocados pelas chuvas que caíram hoje. Ao todo, 100 garis atuaram na desobstrução de redes de drenagem em várias vias em diversos pontos da cidade. Os trabalhos são para evitar pontos de alagamento e continuarão durante todo o fim de semana.

Estações de bombeamento

As seis estações de bombeamento do município funcionaram com capacidade máxima neste sábado. São elas: Estação Doutor Antônio Ferreira da Silva, em Santa Luiza; Estação Praia do Canto; Estação Bento Ferreira; Estação Santa Lúcia; Estação Viaduto da Ufes; e Reservatório do Horto de Maruípe. Elas têm capacidade de escoar, no total, 46.050 litros de água.

As estações de bombeamento têm o objetivo de escoar a água para o mar e operam 24 horas por dia. Maior bacia de drenagem de Vitória, a Cândido Portinari possui um reservatório com capacidade de armazenar aproximadamente 20 milhões de litros de água de chuvas.

Lixo

A coleta de lixo foi comprometida em alguns bairros durante o dia, mas será normalizado à medida que os alagamentos diminuírem em algumas regiões.

A Central de Serviços recomenda que a população não coloque o lixo doméstico na rua hoje, pois esses resíduos podem ser carregados pela água das chuvas, causar obstruções em bueiros e, consequentemente, gerar pontos de alagamento.

Investimentos

Para garantir o escoamento das águas das chuvas e evitar alagamentos nas vias, a Prefeitura de Vitória realiza diariamente, inclusive aos finais de semanas e feriados, serviços preventivos e corretivos de desobstrução mecânica e manual nas redes de drenagem do município, além da limpeza dos bueiros.

De 2017 até hoje, já foram investidos mais de R$ 10 milhões em serviços de limpeza das redes de drenagem, incluindo as galerias pluviais e remoção de toneladas de lixo e materiais que não deveriam ser jogados ali. No entanto, as equipes sempre encontram diversos resíduos descartados irregularmente por parte dos moradores, como garrafas pet, materiais de construção, sacolas plásticas e folhas.


Voltar ao topo da página