Notícias

Chegou o que Faltava abre desfiles homenageando herói capixaba Caboclo Bernardo

Publicada em 29/01/2016, às 22h45

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carnaval 2016 - Escola de Samba Chegou o Que Faltava
Chegou o que Faltava abriu desfiles: porta-bandeira levou luxo e cores para avenida
André Sobral
Carnaval 2016 - Escola de Samba Chegou o Que Faltava
Bateria da agremiação trouxe integrantes vestidos de marinheiros

Primeira escola a desfilar nesta sexta-feira (29), a Chegou o que Faltava abriu o Grupo A e fez uma homenagem ao herói capixaba Caboclo Bernardo. O pescador da vila de Regência ficou conhecido nacionalmente em 1887, quando salvou 128 marinheiros de um navio da marinha imperial brasileira que naufragou no litoral de Linhares.

Na época, seu ato heroico foi reconhecido até mesmo pela Princesa Isabel, que redigiu uma carta de congratulações pela bravura do pescador.

As referências a Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, estavam presentes desde a comissão de frente, que trouxe a figura do pescador acompanhado de seres marinhos. Cada um dos componentes da comissão portava uma lanterna de mão, que foi utilizada para criar um efeito de luzes.

Azul como o mar

As primeiras alas da escola mostraram muito azul, verde e branco, simbolizando as cores do mar. O tema marinho também esteve muito presente em todo o desfile, com destaque para a bateria, que trouxe todos os integrantes vestidos de marinheiros.

A imagem do caboclo

A figura do caboclo Bernardo foi bastante utilizada na ala das baianas, com o rosto do herói em uma bandeirola colocada na altura do peito. O último carro alegórico também portou uma grande bandeira com a imagem do pescador ilustre.

Protesto

Nos fundos do carro, a escola apresentou uma mensagem de protesto ao desastre ambiental que atingiu o rio Doce e Regência - após a ruptura da barragem da Samarco em Mariana (MG) - e formou uma mancha de lama composta por metais pesados. “O caboclo chora ao ver sua terra natal destruída”, mostrou o cartaz.

André Sobral
Carnaval 2016 - Escola de Samba Chegou o Que Faltava
André Sobral
Carnaval 2016 - Escola de Samba Chegou o Que Faltava

Voltar ao topo da página