Notícias

Cerca de 17 mil alunos já visitaram o Projeto Tamar em Vitória

Publicada em 25/09/2014, às 08h00

Por Regina Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semmam
Alunos visitam Projeto Tamar
Alunos podem ver tartarugas gigantes durante as visitas ao Tamar, na Ilha do Papagaio
Divulgação Semmam
Alunos visitam Projeto Tamar
Oceonógrafo Paulo Rodrigues reforça que os visitantes ainda podem apreciar a baía de Vitória no mirante do Centro de Visitação

Local propício para conhecer tartatugas marinhas e ainda apreciar a vista panorâmica da baía de Vitória, o Centro de Visitação do Projeto Tamar, na Ilha do Papagaio, é um sucesso de público. Em dois anos, o espaço já recebeu 17 mil alunos das redes pública e privada. No total, 60 mil visitantes e turistas já passaram por lá.

O oceanógrafo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) Paulo Rodrigues contou que o centro de visitação já recebeu 500 grupos escolares nesse período. "Cada vez mais visitantes e turistas procuram o Tamar e têm a possibilidade de conhecer mais sobre a conservação das tartarugas marinhas e seu habitat. Ao todo, 60 mil visitantes e turistas foram sensibilizados sobre a conservação marinha nesses dois anos de funcionamento".

Para conhecer um pouco mais sobre as tartarugas marinhas, basta visitar o local, na Enseada do Suá (atrás da Praça do Papa), onde há piscinas com esses animais. Além disso, o visitante pode conhecer o processo reprodutivo da tartaruga, um pouco mais sobre a Ilha de Trindade e o mirante. O local está aberto à visitação de terça a domingo, inclusive feriados, das 8h30 às 17 horas. O telefone de contato é 3225-3787.

A Ilha de Trindade, que fica a 1,2 mil km da capital, é o maior sítio reprodutivo da tartaruga verde do Brasil, com a média de 3,6 mil ninhos por ano.

Soltura

Só neste ano, o Projeto Tamar, em todo o país, fez a soltura de dois milhões de filhotes protegidos. "A tartaruga verde é a espécie que mais vemos nas nossas praias, pois elas migram para a costa na fase juvenil para se alimentar das algas", informou Paulo.


Voltar ao topo da página