Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Centros de Ciência têm programação diversificada para o feriado de Tiradentes

Publicada em | Atualizada em

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Aquário Paludário na Escola da Ciência – Biologia e História
Visitantes podem apreciar os aquários da Escola da Ciência - Biologia e História
André Sobral
Dia das Crianças na Praça da Ciência
Equipamentos da Praça da Ciência permitem que visitantes conheçam aspectos da Física de forma lúdica

Quem estiver na capital no feriado prolongado de Tiradentes (21) e quiser aliar diversão e aprendizado pode se programar para visitar um dos quatro Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória, que terão funcionamento diferenciado e programação para todas as idades.

Escola da Ciência – Biologia e História

Este centro, que fica no Sambão do Povo, no bairro Mário Cypreste, vai estar aberto ao público somente neste sábado (18), das 9 às 17 horas. O atendimento retorna ao normal na quarta-feira (22). Quem for à Escola da Ciência – Biologia e História no final de semana vai poder participar do projeto “Água: o ouro azul”, que, apesar de ter sido lançado recentemente, é um sucesso de agendamentos.

Entre as atividades previstas, estão contação de histórias, jogos e experimentos que demonstram didaticamente as propriedades da água, a importância da mata ciliar, a distribuição e a quantidade de água doce disponível atualmente no planeta e, ainda, a observação de micro-organismos vivos que auxiliam a identificar, no microscópio, o nível de poluição e toxicidade da água.

Especialmente neste sábado (18), as oficinas do projeto acontecerão em quatro sessões: às 9, 11, 13 e 17 horas. A atividade é gratuita e voltada, principalmente, para crianças com idade entre 4 e 8 anos. Não é necessário agendamento prévio.

Na ocasião, os visitantes também poderão visitar o acervo da biologia (ecossistemas terrestres e aquáticos com aquários e uma sala de educação ambiental) e o acervo da história (que retrata a cultura do Espírito Santo). Cegos e deficientes visuais podem desfrutar dos aquários táteis e também da cozinha tátil. O espaço também está pronto para receber cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Praça da Ciência

Nada mal unir, gratuitamente, conhecimento e diversão em um local agradável, de frente para o mar, com segurança e amplo estacionamento. Na Praça da Ciência é assim. O acervo é composto por 16 equipamentos que podem ser manipulados para o estudo dos conceitos científicos ligados, principalmente, à Física. Os visitantes ainda recebem orientação de monitores durante a visita. As vias de circulação são livres, inclusive para cadeirantes. É um local muito visitado por crianças e apreciadores da Ciência.

Neste feriado prolongado, a Praça da Ciência vai funcionar no sábado (18), domingo (19) e terça-feira (21), sempre das 9 às 17 horas. A partir do dia 22, o atendimento volta ao horário normal, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, até a sexta-feira (24). No final de semana, sábado (25) e domingo (26), o centro estará aberto das 9 às 17 horas novamente.

Planetário

Ambiente perfeito para visitantes de todas as idades conhecerem os planetas, as constelações, os movimentos de translação e rotação e as lendas que envolvem o universo, o Planetário de Vitória estará aberto ao público apenas neste sábado (18), das 14 às 20 horas.

A principal atração é a sessão Planetário, numa sala que tem o teto em forma de cúpula, sobre o qual se projetam imagens do céu noturno. Sentados sob a cúpula, num ambiente escuro, os espectadores são levados a uma viagem pelo cosmo, que é guiada pela orientação do monitor.

O Planetário de Vitória fica na Ufes, e tem condições de receber também visitantes cegos ou deficientes visuais.

Escola da Ciência-Física

Já a Escola da Ciência - Física, que fica no Parque Moscoso, tem programação especial de aniversário. Confira

Matérias relacionadas

Prefeitura mantém serviços de plantão no feriadão de Tiradentes

Caminhada e trilha guiada na Pedra dos Olhos são boas opções no feriado

Elizabeth Nader
Atividades para deficientes visuais no Planetário de Vitória
Planetário é ambiente perfeito para visitantes de todas as idades conhecerem os planetas
Carlos Antolini
Escola de Ciência Física
Escola da Ciência-Física conta com atrativos e equipamentos divertidos para os visitantes