Notícias

Centro de Eventos: estudo de impacto é aprovado no Conselho do PDU

Publicada em 01/10/2014, às 18h32 | Atualizada em 02/10/2014, às 16h05

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Danielly Campos


Elizabeth Nader
Reunião PDU na Escola de Governo
Membros do Conselho do Plano Diretor Urbano aprovam Centro de Eventos

Membros do Conselho Municipal do Plano Diretor Urbano de Vitória (PDU) aprovaram, na tarde desta quarta-feira (1º), o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Centro de Eventos, a ser construído no bairro Aeroporto, em um terreno de 100 mil metros quadrados cedido pela Infraero.

Agora, ele seguirá para homologação do prefeito Luciano Rezende. A maioria das solicitações dos moradores para a construção do empreendimento foi acatada na aprovação do EIV. Uma das alterações foi a modificação do projeto arquitetônico do espaço. O edifício Arena, que constava no projeto original, foi substituído por um auditório com capacidade para, aproximadamente, 2 mil pessoas. Ele deverá ter tratamento acústico.

Também foram feitas pesquisas de contagem de tráfego, que serão atualizadas. A Prefeitura de Vitória fará estudos e revisão dos projetos viários para garantir a mobilidade na região do Centro de Eventos. Entre os projetos a serem revistos, estão os da ampliação da avenida Adalberto Simão Nader, o novo viaduto da avenida Fernando Ferrari e o túnel da avenida Dante Micheline.

Antes da aprovação do EIV, o projeto do Centro de Eventos passou por debates com os munícipes e também foi apresentado em audiência pública.

Mobilidade

Segundo o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, o empreendimento irá incrementar o turismo e os negócios na capital. "Com o novo Centro de Eventos, Vitória entra no circuito nacional de eventos de médio e grande porte e incrementa a área de lazer e eventos na cidade. Também haverá valorização do mercado imobiliário e atração de novos negócios nas áreas de comércio e serviços".

Ele completou: "O aumento de público na região também atrairá mais segurança, provocada pela movimentação. Ainda haverá aumento da oferta de transporte coletivo e opções de lazer, geração de impostos e novos empregos. A mobilidade ainda se beneficiará com projeto de acessos com entradas independentes ao Centro de Eventos e ao aeroporto".

O secretário lembrou que serão realizados estudos para dimensionar os impactos provocados pelo empreendimento na região. "Essa análise conterá os impactos esperados e as medidas mitigadoras e compensatórias previstas na área ambiental e no sistema viário, além dos ruídos e quaisquer outras alterações que possam ser geradas e que precisam ser dimensionadas", explicou.

Arte digital
Perspectiva do Centro de Eventos
Centro de Eventos será o maior espaço para a realização de feiras e grandes eventos na capital

Inovação

O Centro de Eventos de Vitória será o maior espaço para a realização de feiras, exposições, congressos, convenções e seminários do município. Com um conceito inovador e arquitetura contemporânea, o equipamento está sendo projetado com espaços multifuncionais e versáteis que permitirão a realização de atividades simultâneas para 14.384 pessoas.

Com uma localização privilegiada, em frente à praia de Camburi, esse importante espaço terá uma área total de 42.512 mil metros quadrados e ainda contará com restaurante e área para feiras e exposições. Haverá 1.691 vagas de estacionamento, com espaço reservado para ônibus de
turismo e pátios de serviço para caminhões.


Voltar ao topo da página