Notícias

Casa Porto das Artes Plásticas recebe palestra sobre mercado de Arte

Publicada em 23/10/2017, às 17h13

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Dayse Resende
Galerista e artista visual Dayse Resende fará um bate-papo sobre o mercado de arte

Como valorizar a cultura local e movimentar o mercado de arte? Debater sobre essas questões é a proposta da palestra "O Mercado de Arte", com a galerista e artista visual Dayse Resende. O evento acontece nesta terça-feira (24), a partir das 19 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas.

No bate-papo, Dayse irá apresentar atividades relacionadas ao mercado de arte - em geral e em Vitória -, usando como exemplo as relações de consumo e seus agentes, artistas, curadores, galeristas e o grande público, além de debater o sistema de arte, o papel de cada um, o setor primário, etapas, instâncias e compradores e a valorização do mercado local.

"É importante reconhecer que precisamos do fortalecimento do sistema de arte local (mercado) de forma integral, toda cadeia produtiva, e isso inclui o fortalecimento dos espaços públicos e privados (comerciais), ou seja, dos gestores, pesquisadores, curadores independentes, das galerias privadas que exercem o papel importante na circulação da arte", afirmou.

O evento é voltado para artistas, estudantes de Artes Visuais, produtores, colecionadores, historiadores, artistas e público em geral.

Mercado

De acordo com a galerista, atualmente, no Espírito Santo, é possível sentir o aquecimento do mercado a partir da instrumentalização de artistas, dos coletivos e das galerias privadas. Ela também destaca que é fundamental a presença do público nesses espaços.

"Se você não frequenta, não conhece e não visita a arte do Espírito Santo, como será possível construir um território fértil em relação a produção e consumo inteligente de arte?", questiona.

Para Dayse, o fomento da produção local se dá a partir do momento em que toda a cadeia que movimenta as artes se conecta nos espaços expositivos. "A partir do momento que eu crio uma proximidade maior com a arte, desperto meu olhar a partir dessas vivências e passo a entender e criar juízo de valor. Visitem e investiguem os artistas capixabas".

Serviço
Palestra "O Mercado de Arte"
Quando: 24 de outubro, terça-feira, às 19 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Américo Poli Monjardim, 66 – Centro
Aberto ao público

Voltar ao topo da página