Notícias

Carnaval: Tradição Serrana anima o Sambão com o ritmo do congo

Publicada em 30/01/2016, às 04h39

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carnaval 2016 - Tradição Serrana
Tradição Serrana entrou na avenida com o enredo “Congo: uma realidade”
André Sobral
Carnaval 2016 - Tradição Serrana
Casal de mestre-sala e porta-bandeira chamou atenção do público com o brilho da fantasia

A Tradição Serrana entrou na avenida com o enredo “Congo: uma realidade”, trazendo para o Sambão a estória da Festa de São Benedito, na madrugada deste sábado (30). A letra mostra a forte ligação entre a festa popular e o ritmo musical que encanta os capixabas há gerações.

Nas fantasias, foram utilizados muitos elementos que remetiam às origens africanas do congo. Um barco e elementos marinhos também entraram em cena para explicar o naufrágio do navio Palermo, que afundou próximo ao litoral de Nova Almeida e deu origem à Festa de São Benedito.

Para não morrerem afogados, os escravos que estavam no navio se prenderam ao mastro e prometeram uma homenagem ao santo caso saíssem vivos do naufrágio. O samba-enredo destacou o aspecto histórico e reforçou a superação dos sobreviventes por meio da devoção a São Benedito e da música e dança do Congo.

"Na travessia do oceano
Do solo africano pra cá
O navio do “congo” e a “ginga”
Naufragou no balanço do mar
Salve por São Benedito
Um cortejo tão bonito
Foi feito em seu louvor
Tinha dança e cantoria
O negro no couro batia
Para o seu protetor"

O terceiro carro retratou a Igreja Matriz e a fincada do Mastro, tradicionais na Festa de São Benedito e que representam justamente o mastro pelo qual os escravos conseguiram se salvar enquanto o navio afundava.

A escola desfilou com três carros, um tripé, 15 alas e 1,2 mil integrantes. A comissão de frente representou a coroação do rei congo e da rainha ginga.

André Sobral
Carnaval 2016 - Tradição Serrana
André Sobral
Carnaval 2016 - Tradição Serrana

Voltar ao topo da página