Notícias

Carnaval: folclore inspira criatividade e Boa Vista levanta público

Publicada em 31/01/2016, às 05h34 | Atualizada em 01/02/2016, às 12h19

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Carnaval 2016 - Boa Vista
Musa Viviane Araújo esbanjou simpatia e beleza no desfile da Boa Vista
Leonardo Silveira
Carnaval 2016 - Boa Vista
Porta-bandeira Amanda Luzia era só alegria no dia do seu aniversário de 18 anos

A Boa Vista escolheu o folclore e as festas populares capixabas para homenagear o Espírito Santo no Carnaval de Vitória 2016. Com grandes carros alegóricos, muito colorido e descontração dos componentes, a agremiação brilhou na avenida.

Com o enredo "Festas e Folguedos: crenças, ritmos e sabores seculares do Espírito Santo", a escola de Cariacica percorreu as origens e a história de uma cultura genuinamente capixaba. A agremiação briga pelo tetracampeonato e apostou em carros bem altos.

A grande águia - símbolo da escola - trouxe em destaque as cores que representam sua história. O azul, o vermelho e o branco estavam por todo lado.

A escola de Itaquari, que foi a última a desfilar no Grupo Especial, empolgou o público com os seus cinco carros alegóricos, 19 alas e quase dois mil integrantes. Cada alegoria tentou retratar a identidade do povo capixaba de forma fiel e impactante.

Os componentes mostraram o rico folclore capixaba e foram além do congo. Os carros alegóricos e as alas trouxeram as três raças que compõem o povo do Estado: branco, negro e índio.

Aniversário

No dia do aniversário de 18 anos, a porta-bandeira Amanda Luzia era só alegria. A coincidência fez com que atingisse a maioridade no lugar de que mais gosta. “Aqui na passarela me realizo. Aqui estão muitos parentes. É meu terceiro Carnaval e o primeiro com a responsabilidade de carregar a bandeira da escola de meu coração”, disse Amanda.

Na comissão de frente, a estudante Kátia Maria Sodré estava fantasiada e empolgada com outras amigas que ali abriam o Carnaval da escola.

O conjunto de lendas e mitos passado de geração em geração teve destaque. Deuses, heróis, personagens sobrenaturais e até reais foram lembrados.

Divino

No início, a escola retratou as festas pátrias trazidas ao Estado pelos colonizadores. O carro abre-alas teve a Festa do Divino Espírito Santo como tema central. O sagrado, o profano, o cultuado, o pecado, enfim, os valores e as crenças foram representados.

Segundo o carnavalesco da escola, Peterson Alves, a riqueza cultural, a história, o patrimônio e os valores do Espírito Santo foram a fonte de inspiração. “Com tantas possibilidades ficou fácil criar, ousar e buscar o melhor de cada ala”, comemorou o artista.

Viviane

Um dos pontos altos foi a presença da musa e atriz Viviane Araújo, que mais uma vez deslumbrou o público com a simpatia e beleza típicas da mulher brasileira. A transexual Thalita Zampirolli também foi outra atração da escola.

Gastronomia

Destaque também teve a rica gastronomia capixaba, com seus sabores, inúmeros ingredientes, temperos e cheiros num grande carro. Tiveram destaque os sabores da tradicional moqueca capixaba. Os mariscos, os frutos do mar e os vinhos típicos capixabas, como de uva e jabuticaba, foram lembrados.

O congo teve também um momento todo seu. Cidades capixabas inspiraram o enredo da escola num refrão repetido de forma eufórica “O povo canta, o povo dança, vem festejar costumes e heranças vem de além-mar. Minha tribo é guerreira, forte e unida. É Boa Vista”.

No samba, foram destacadas as belezas das cidades turísticas de Presidente Kennedy, Venda Nova do Imigrante, Conceição da Barra e Anchieta. Nesses locais, os turistas também procuram conhecer a cultura e valores do povo. 

Leonardo Silveira
Carnaval 2016 - Boa Vista
Leonardo Silveira
Carnaval 2016 - Boa Vista

Voltar ao topo da página