Notícias

Carnaval 2018: público terá esquema especial de serviços e espetáculo na avenida

Publicada em 30/01/2018, às 13h53 | Atualizada em 30/01/2018, às 14h00

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Wilbert Suave
Desfile da Escola de Samba MUG - Campeã do Grupo Especial do Carnaval 2016
Alegria e irreverência vão tomar conta do Sambão do Povo no Carnaval de Vitória 2018
Leonardo Silveira
Carnaval 2016 - Público na arquibancada
Milhares de foliões vão lotar as arquibancadas do Sambão para prestigiar os desfiles das escolas de samba

Os festejos de Carnaval no Brasil começam em Vitória neste final de semana, com os desfiles das escolas de samba dos grupos A e Especial e, também, com novas e tradicionais agremiações fazendo bonito no Sambão do Povo.

Os desfiles das escolas do Carnaval de Vitória começam nesta sexta-feira (2), às 21 horas, com a apresentação do Grupo A. A campeã garantirá vaga no Grupo Especial no próximo ano, desfilando no sábado.

Vão brigar pelo título e pelo acesso as escolas Unidos de Barreiros, Tradição Serrana, Independentes de São Torquato, Rosas de Ouro, Imperatriz do Forte, Chegou o que Faltava e Chega Mais. Cada agremiação terá que desfilar no tempo mínimo de 45 e máximo de 55 minutos.

Grupo Especial

Os desfiles das gigantes do Grupo Especial começam às 22 horas de sábado (3). O primeiro sinal verde será para a Andaraí e, seguindo a ordem, Novo Império, Unidos da Piedade, Boa Vista, Mocidade Unida da Glória (MUG), Pega no Samba e Unidos de Jucutuquara.

O tempo de desfile de cada escola na avenida será de, no mínimo, 50 minutos, e, no máximo, de 60 minutos. A última colocada descerá para o Grupo A em 2019, desfilando na sexta-feira.

Novas e tradicionais escolas

As agremiações filiadas à Federação Capixaba das Escolas de Samba (Fecapes), formada por novas e tradicionais escolas, também vão se apresentar no Carnaval 2018, fechando os desfiles nos dois dias de evento.

Na madrugada de sábado (3), entram na avenida, após a última agremiação do Grupo A, a Império de Fátima e a União Jovem de Itacibá, enquanto a Unidos de Eucalipto e a Mocidade da Praia se apresentam na madrugada de domingo (4), após a última escola do Grupo Especial.

Movimentação

De acordo com o Observatório do Turismo da Prefeitura de Vitória, o Carnaval 2017 teve 17.674 foliões desfilando em 15 escolas, público estimado de 60 mil pessoas e R$ 13 milhões em movimentação financeira durante o evento, além de 61,5% de ocupação hoteleira nos dois dias de desfiles.

O levantamento apontou ainda que as 15 agremiações contrataram 1.124 empregados, contando com a ajuda de 674 voluntários, e gastaram para realizar o espetáculo cerca de R$ 7,13 milhões.

Wilbert Suave
Carnaval 2016 - Guarda Municipal
Agentes da Guarda Municipal e unidade móvel de videomonitoramento vão ajudar a garantir a segurança no Sambão
Marcos Salles
Carnaval 2015 - Táxis estacionados próximos ao Sambão do Povo
Foliões contarão com ponto provisório de táxis para voltar para casa após os desfiles

Ônibus

Os foliões poderão contar com um esquema especial de ônibus elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) para voltar para casa. 

A partir da zero hora dos dois dias de desfiles, as viagens extras criadas especialmente para o Carnaval de Vitória 2018 terão início e vão até o fim da demanda, no final da madrugada. O ponto de ônibus provisório ficará no canteiro central que fica antes da rodoviária de Vitória, no sentido Santo Antônio - Centro, na avenida Robert Ewald.

Fiscais da Setran ficarão no ponto orientando os passageiros e planejando, junto com os motoristas dos coletivos, os itinerários dos carros, de acordo com os destinos dos passageiros e quantidade de demandas.

Além dos ônibus extras, os coletivos noturnos, também conhecidos como “bacurau”, vão funcionar normalmente, por meio das linhas 130, 160 e 210, passando nas proximidades do Sambão.

Táxis

A Setran definiu ainda dois locais para pontos de táxis: um na altura do Carmélia e outro na área de dispersão do Sambão, em frente ao antigo Cais do Hidroavião. Serão 20 vagas de táxis em cada um dos pontos.

Os serviços estarão disponíveis a partir das 20 horas, tanto na sexta-feira (2) quanto no sábado (3) . Os fiscais da Setran estarão a postos para orientar os passageuros e garantir a qualidade dos serviços.

Segurança

Noventa e oito agentes de proteção comunitária e 116 agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estarão distribuídos, nos dois dias de folia, nos principais pontos de acesso ao Sambão, áreas de revista e diversos setores, proporcionando segurança a todos que forem à festa. A unidade móvel de videomonitoramento da Guarda também estará presente no evento.

Limpeza

Para os dois dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) preparou um mutirão de limpeza para a área externa do Sambão. No sábado (3), três equipes com dois caminhões-pipa, dois caminhões compactadores e um caminhão-baú farão a limpeza do entorno do complexo e da orla da baía.

Já no domingo (4), serão quatro equipes e mesmo número de veículos para deixar a área externa do local limpa.

Ambulantes

Fora da área do Sambão do Povo, os fiscais de posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) vão organizar o comércio ambulante para evitar que profissionais não cadastrados atrapalhem a passagem de pedestres ou comercializem produtos não autorizados. Dentro do complexo, a atuação dos ambulantes ficará sob a responsabilidade da Liga que organiza o carnaval, a Liesge.

Matéria relacionada

Carnaval de Vitória: PMV divulga resultado de edital

Fabio Nunes
Carnaval 2014 - Avenida e Arquibancada
Carlos Antolini
Carnaval 2017 - Escola de Samba Boa vista

Voltar ao topo da página