Notícias

Capital do esporte: Vitória respira atividade física em todas as idades

Publicada em 10/04/2015, às 15h15 | Atualizada em 10/04/2015, às 15h15

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Esporte em Vitória
Praia de Camburi concentra grande quantidade de pessoas praticando variados esportes desde cedo
Diego Alves
Esporte em Vitória
Atividades nos módulos do SOE recebem grande quantidades de pessoas

Desde as primeiras horas do dia, já é possível ver moradores praticando atividades físicas na cidade. Muitos "madrugam" ou esperam o nascer do sol para suar a camisa e ganhar energia para o restante do dia. Assim é Vitória, a capital do esporte. Da praia de Camburi até o Tancredão, pessoas de todas as idades respiram e praticam variadas modalidades, como corrida, caminhada, hidroginástica, natação, canoa havaiana e futebol. A galeria de fotos comprova isso. 

Os esportistas aproveitam todos os espaços da capital: o mar, a areia das praias, as quadras e as academias populares. Em todo lugar é possível ver a movimentação de pessoas de todas as idades preocupadas em manter a saúde e o corpo em dia. 

É na orla de Camburi que dona Deolinda Matos começa o seu dia. A professora aposentada acorda bem cedo, coloca seu tênis e vai caminhar. "Faço isso religiosamente todos os dias. É o que me faz bem para fazer as atividades do dia a dia. Eu aposentei, mas não deixei meu corpo descansar", brincou.

Esporte na praia

No módulo I do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) de Camburi, Tânia Faé pratica seus exercícios de segunda a sexta há um ano. Ela revela que o esporte fez bem não só para o corpo e a saúde, mas para o seu interior. "Praticar atividade física é alegria. Senti muita diferença, pois esporte é vida", disse.

Diego Alves
Esporte em Vitória
Ciclistas usam a malha cicloviária da capital para praticar esportes e se dirigir ao trabalho e a outros locais
Diego Alves
Esporte em Vitória - Professor e assistentes
Marcos Alexandre e Sarah Lissa, acompanhados do professor Marcus Vinícius, praticam judô no Centro de Excelência e Lutas

Sonho olímpico

No Centro de Excelência de Ginástica e Lutas, na Vila Rubim, as centenas de crianças e jovens que frequentam o local possuem diferentes sonhos e realizações. Uns levam o esporte como hobbie e outros descobriram novos rumos no esporte. É o caso de Sarah Lissa, de 14 anos, e de Marcos Alexandre, 16, que, em pouco mais de um ano de judô, já avançaram de faixa e são os pupilos do professor Marcus Vinicius.

"Quando entrei no judô, achei que não fosse gostar. Mas acabei que peguei um amor enorme pelo esporte. Estou na faixa amarela e pretendo terminar 2015 na faixa verde, graças a esse processo de aceleração que temos feito com o professor Marcus Vinicius", destacou Sarah.

Marcos Alexandre Azevedo também tem o mesmo sonho da colega: "Ir para uma Olimpíada". Ele conta que o judô fez diferença enorme em sua vida: na escola, no dia a dia, na convivência em casa e todos os lugares. 

Esporte e brincadeira

No Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), em Mário Cypreste, Jhonatas Freitas, de 18 anos, que cursa faculdade de Engenharia, sempre chama os colegas para jogar basquete. "Isso aqui é para me acalmar e passar o tempo, entre outros benefícios", contou.

Também no Tancredão, os amigos Renan Emery e Ramon Rox fazem suas manobras na pista de skate. "Estamos por aqui sempre", disseram.

Vários esportes

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, diz que basta sair de casa para ver alguém praticando esporte em Vitória. Bicicletas nas ciclovias, futebol nos campos, basquete nas quadras, corrida no calçadão, canoa havaiana no mar, entre outras modalidades. Basta identificar qual esporte que curte e correr para praticar e aproveitar as belezas da capital.

"A vocação esportiva da nossa cidade está evidente no dia a dia das pessoas. Várias modalidades e todas as faixas etárias sendo motivadas para a prática esportiva", afirmou o secretário.

Diego Alves
Esporte em Vitória
Renan Emery e Ramon Rox fazem suas manobras na pista de skate do Tancredão
Diego Alves
Esporte em Vitória
Academias Populares da Pessoa Idosa são também opções para manter a saúde em dia

Voltar ao topo da página