Notícias

Biblioteca Municipal abre Semana do Livro com várias atividades

Publicada em 20/10/2017, às 12h45

Por Leo Vais, com edição de Josué de Oliveira


Divulgação SEMC
Semana do livro
A programação especial começa já a partir desta segunda-feira

Em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca, que acontece entre os dias 23 e 29 de outubro, e ao Dia Nacional do Livro celebrado em 29 de outubro, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim preparou uma programação especial com várias atividades entre os dias 23 e 31 de outubro.

Abrindo a programação, nesta segunda-feira (23), das 13 às 18 horas, acontece a Banca Troca de Livros. A proposta é incentivar a prática da leitura e proporcionar aos participantes a possibilidade de substituir um livro já lido por outro de seu interesse, além de facilitar o acesso da população às obras.

Para participar, o munícipe deve levar um livro em bom estado até a biblioteca e trocá-lo por algum dos exemplares disponíveis no local. Além disso, a cada troca, você ganha um segundo livro, ou seja, você leva um e ganha dois exemplares.

Entre os livros que estarão disponíveis para a troca estão: “A Oferta e o Altar”, de Renato Pacheco; “Objeto de Paixão”, de Valdo Motta; “A terra dos meninos pelados”, de Graciliano Ramos; “Amar e ser amado”, de Pierre Weil; e “O Capitão do fim”, de Luiz Guilherme Santos Neves.

Também será feita a troca de gibis. Não serão aceitos livros didáticos, apostilas, revistas, cópias, encadernações em espiral e exemplares ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, amassados, sujos ou com outros danos. A banca acontece de segunda a sexta, até o dia 31 de outubro.

Contação de Histórias

A partir das 14h30, também na sede da biblioteca, acontece o Encontro com a Escritora Eliana Zandonade e Contação de Histórias com Alzira Bossois, Eliana Zandonade, Marcia Castro e Tiana Magalhães do Grupo Chão de Letras.

Entre as histórias que serão contatadas destacam-se: "O Mundo Colorido de Lides" e "Era uma Vez um Quintal" de Eliana Zandonade; "Kibungo", "Festa no Céu", "O Pescador e a Sereia", contos populares.

Encontro com o Escritor

Finalizando a programação da segunda-feira, a partir das 19 horas, o escritor, professor e atual Secretário Municipal de Cultura, Francisco Grijó, participa do Encontro com o Escritor. Entre os assuntos do bate-papo, Grijó falará do seu processo criativo e das obras que já publicou.

Perfil
Francisco Grijó é escritor e professor de literatura e gramática desde a década de 1980, além de palestrante e debatedor ligado à literatura. Apaixonado por música e cinema, ele descobriu na literatura o seu caminho artístico.

Seu primeiro trabalho, “Diga Adeus a Lorna Love”, venceu o prêmio Geraldo Costa Alves, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além de ter publicado mais oito livros em três décadas de escrita.

Paralelo ao trabalho que vai exercer na Secretaria Municipal de Cultura (Semc), o escritor Francisco Grijó lançou, em 2016, “Mamíferos - crônica biográfica de uma banda”, biografia da banda homônima, e pretende lançar uma publicação que irá reunir as crônicas escritas no jornal A Gazeta desde 2011.

Livros lançados por Francisco Grijó
"Diga Adeus a Lorna Love", contos, 1987
"Um Outro País para Alice", contos, 1989
"Com Viviane ao Lado", romance, 1995
"Mulheres - Diversa Caligrafia", contos (em parceria com outros autores)
"Licantropo", contos, 2001
"Histórias Curtas para Mariana M", romance, 2009
"Todas Elas, Agora", contos, 2014
"Na Livraria", crônicas (coletânea de vários autores)
“Mamíferos - crônica biográfica de uma banda”, biografia, 2016


Voltar ao topo da página