Notícias

Bairros Forte São João e Romão recebem academia do idoso e horta comunitária

Publicada em 06/01/2018, às 12h41

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Leo Vais

Com a colaboração de Marcus Monteiro


Diego Alves
Academia do Idoso horta Romão
Prefeito Luciano Rezende realizou a entrega da horta comunitária no bairro Forte de São João na manhã deste sábado (06)
Diego Alves
Academia do Idoso horta Romão
Comunidade e autoridades participaram da inauguração da Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI) e da horta comunitária

As obras da Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI), com equipamentos modernos em aço inox, e da horta comunitária no bairro Forte São João foram inauguradas na manhã deste sábado (6).

Além dos equipamentos, a Prefeitura de Vitória concluiu a proteção de uma nascente de água, destinada a regar a horta. A comunidade também ganhou uma pintura em grafite nos muros entre os bairros Romão e Forte São João. 

“Duas comunidades importantes que receberam hoje mais uma ação da Prefeitura de Vitória. Uma academia popular em Aço Inox que é o que há de melhor na cidade. Uma recuperação de nascente com água potável vertendo o tempo todo para a comunidade e uma horta comunitária ergonômica. Aqui juntamos saúde, esporte e meio ambiente em uma inauguração só, em duas importantes comunidades para a cidade” disse o Prefeito de Vitória, Luciano Rezende

Estamos muito felizes com a reforma da quadra, com o grafite que foi feito aqui na comunidade, com a Horta e a bica que estão sendo entregues agora, porque aqui é o nosso quintal”, comemorou o líder comunitário do bairro Romão, Marcelo Santana Cabral. 

Rebaixamento

Os equipamentos fazem parte do pacote de intervenções na Poligonal 2 (Forte São João, Cruzamento e Romão), da qual faz parte a obra de rebaixamento do greide da rua José Martins, que é uma importante obra de mobilidade que mudou a vida das pessoas que residem na parte mais alta do bairro Romão.

Na ocasião, o piso da rua José Martins da Silva foi rebaixado em até cinco metros, reduzindo a inclinação da rampa que impedia o acesso de veículos de grande porte na principal via do bairro. Assim, ficou mais fácil o transporte de materiais de construção, mudanças, passagem de caminhões de entrega de eletrodomésticos.

Além da intervenção no nível da rua, foram necessárias obras de contenção e guarda-corpos para garantir a estabilização das encostas escavadas. No total, foram 100 metros de intervenção na parte mais alta da via, de onde foram removidos 2,6 mil metros cúbicos de terra, o equivalente a cerca de 430 caminhões de material. Em paralelo à retirada da terra, aconteceram obras de contenção para garantir a estabilidade do terreno.

Fim do depósito irregular de lixo

Os locais da academia e da horta foram escolhidos em função da disponibilidade de espaço e da proximidade da horta de uma fonte natural de água. Assistentes sociais da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab), Secretaria de Saúde por meio dos técnicos da Semus/GAS, lideranças e moradores do bairro, formaram um grupo no qual estão sendo capacitados para o plantio, colheita e cuidados com a horta comunitária.

O vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, explicou que a proposta de ocupação da área, antes usada como depósito irregular de lixo, surgiu da própria comunidade. "Após conversa com os moradores, eles optaram por um equipamento que permitisse a prática esportiva, a convivência comunitária, além de evitar o depósito irregular de lixo no local".

Horta comunitária

A horta comunitária tem nove canteiros suspensos. Para proteger a nascente que fica ao lado da horta, foi construída uma bica para molhar as plantas cultivadas no local.

Diego Alves
Academia do Idoso horta Romão
Esta é a sexta academia de aço inox que a prefeitura entrega nas comunidades de Vitória
Diego Alves
Academia do Idoso horta Romão
Para proteger a nascente que fica ao lado da horta, foi construída uma bica para molhar as plantas

Voltar ao topo da página