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Avaliação por SMS diz que 75% dos serviços de saúde são aprovados por munícipes

Publicada em 15/10/2014, às 10h20 | Atualizada em 15/10/2014, às 15h03

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Kadidja Fernandes
CRAI - Centro de Referência ao Atendimento ao Idoso
Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) foi o serviço da rede municipal de saúde que recebeu a maior nota no levantamento de setembro

Você sabia que um simples torpedo pode ajudar a melhorar o atendimento nas unidades da rede municipal de saúde e aprimorar os trabalhos dos profissionais? Em agosto, foi implantado na capital o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS.

Com os resultados, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) aprimora as práticas profissionais e otimiza os serviços, dentro da proposta de gestão compartilhada adotada pela administração municipal. O relatório do mês de setembro aponta maior adesão e aprovação dos pacientes.

Em agosto, foram recebidas 1.898 mensagens de munícipes com avaliações sobre o atendimento. Já em setembro, foram 3.219 respostas aos torpedos enviados.

O balanço mostra que 75,33% dos munícipes avaliaram o atendimento como “bom e muito bom” (26,285), e “ótimo ou excelente” (49,05%). Já 11,59% deles apontaram os serviços como “regular” e 13,07%, “ruim ou péssimo”.

As maiores notas foram para o Crai (Centro de Referência de Atendimento ao Idoso), que recebeu a média de 9,14, e o Centro Municipal de Especialidades de São Pedro, com 9,07.

"Esses dados vêm sendo medidos logo após o atendimento nas nossas unidades de saúde. O resultado mostra que estamos no caminho certo", salientou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Regiões

Arquivo PMV SECOM
Atendimento em Unidade de Saúde Municipal
Unidade de Saúde do Bairro República pertence à Região Continental, que recebeu nota média de 7,9

A Região Continental ganhou nota média de 7,9, sendo que 80,44% classificaram o atendimento como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 10,95%, como 'regular' e apenas 8,61%, como 'péssimo/ruim/regular'.

Na Região Forte São João, a nota média foi de 7,88 e 79,84% classificaram o atendimento como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 9,47%, como 'regular' e 10,08%, 'péssimo/ruim/regular'.

A Região Maruípe recebeu nota média de 7,52, sendo que 76,61% classificaram como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 9,94%, como 'regular' e 13,44%, como 'péssimo/ruim/regular'.

Na Região de São Pedro, a média foi de 7,2, sendo que 68,38% classificaram como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 18,38%, como 'regular' e 13,24%, como 'péssimo/ruim/regular'.

Na Região de Santo Antônio, a avaliação dos serviços recebeu, em média, a nota 7,06, sendo que 69,9% dos participantes classificaram o atendimento recebido como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 12,62% como 'regular' e 17,47% como 'ruim/péssimo'.

A Região Centro recebeu nota média de 7,23, com 72% classificando o atendimento como 'bom/muito bom/ótimo/excelente', 13,71%, como 'regular', e 14,29%, 'péssimo/ruim/regular'.

No Centro Municipal de Especialidades (CME), a média foi de 8,64, com 89,89% dos pacientes classificando o atendimento como “bom/ótimo/excelente”.

Nos Prontos-Atendimentos (PA´s) da Praia do Suá e de São Pedro, as médias foram 6,08 e 6,45, respectivamente. No primeiro, 57,20% dos pacientes classificaram o atendimento recebido como 'bom/muito bom/ótimo/excelente' e, no segundo, 59,63%.

Critérios

As notas para análise são classificadas em quatro critérios: notas de 0 a 4 são classificadas como 'péssimo' ou 'ruim', têm o critério ‘inaceitável’ e devem ter ações corretivas imediatas; entre 5 e 6 (regular), o critério é 'minimamente aceitável' e as ações devem ser corretivas pontuais; e entre 7 e 10 (bom, muito bom, ótimo ou excelente), o atendimento é considerado ideal e os trabalhos devem ser de manutenção e incentivo.

A avaliação é encaminhada por celular para todos os usuários atendidos em consultas agendadas e encerradas na rede municipal de saúde. O sistema possibilita uma avaliação quantitativa e qualitativa (o usuário pode descrever a sua análise com até 160 caracteres). Dos 12,54% dos pacientes que expressaram comentários, 54,39% foram positivos, entre os quais o atendimento geral liderou a lista, com 37,53%.


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