Notícias

Atividades e muito aprendizado na colônia de férias em Consolação

Publicada em 19/07/2019, às 15h28 | Atualizada em 19/07/2019, às 20h09

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Paula Bourguignon


Yuri Braian/Divulgação
Colônia de férias em Consolação
Trabalhos e voluntários fizeram a alegria de crianças e adolescentes na colônia de férias de Consolação

A rede socioassistencial de Consolação promoveu esta semana uma colônia de férias e levaram momentos de convivência, lazer, informação e prevenção para cerca de 800 pessoas.

Foram quatro dias de atividades, contemplando 200 participantes por dia. Houve atividades para reforçar os bons tratos com o corpo, como dança, capoeira, brincadeiras, pintura de rosto, vôlei adaptado e produção do sal verde; com a mente, com artes, música, letra e rima, jogos e atividades intergeracionais, artesanato em feltro e bijuteria); e com o meio ambiente, com carro de material reciclável movido a energia solar, intervenções e atividades no caminhão da EDP.

Participam da rede: Cras Consolação, Cajun Consolação, Conselho Tutelar de Maruípe, Cajun Jaburu, Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispi) Jaburu, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Bento Ferreira, Unidade de Saúde de Consolação, Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Laurentina Correa Mendonça, Cmei Carlos Alberto Martilnelli, Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef)Professor João Bandeira, Emef Aristóbulo Barbosa Leão, Instituto João XXIII e Instituto Sarça - Unidade Jaburu).

O evento teve parceria de EDP, Instituto EDP e Vale e apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concav) e do Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência (FIA).

Experiências

"Os conteúdos, as atividades colocadas em prática e as vivências da colônia de férias vão compor um e-book que será lançado ainda este ano, com o intuito de compartilhar as aprendizagens e experiências com as redes dos outros territórios de Vitória", disse a assistente social do Instituto João XXIII, Mônica Bolzan.

Tecendo Caminhos em Rede

A colônia de férias integra o projeto "Tecendo Caminhos em Rede", que foi escrito pela Rede Consolação por perceber que era necessário pensar numa estratégia de bons tratos para favorecer o convívio e as relações comunitárias/familiares que estavam enfraquecidas no território.

O projeto foi lançado em dezembro de 2018 e tem como objetivo estimular melhores saberes e fazeres nas ações de fortalecimento de vínculos no território de Consolação.

Em fevereiro, os técnicos da rede socioassistencial de Consolação passaram por uma formação em bons tratos, momento para trocar saberes, nivelar conceitos e aprender sobre ferramentas para o trabalho.


Voltar ao topo da página