Após apresentação na Espanha, botão do pânico ganha destaque em canal feminista
Publicada em
Por Josué de Oliveira, com edição de Deyvison Longui
Divulgação Semcid
A secretária Nara Borgo apresentou a experiência pioneira do botão do pânico na Espanha.
A experiência pioneira do Botão do Pânico em Vitória ganha novo destaque. Após ser divulgado em um Congresso Internacional na Espanha, o equipamento de enfrentamento à violência contra a mulher também ganhou destaque no canal feminista no youtube Conexão Feminina.
A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Nara Borgo, foi a convidada para o bate-papo desta quinta-feira (16) com as idealizadoras do projeto, Renata Senlle e Heloisa Righetto.
Durante a conversa, Nara explicou a importância do equipamento como uma ferramenta que inibe a violência doméstica e garante proteção às mulheres em situação de risco por parte dos agressores.
No bate-papo, a secretária também lembrou dos números alarmantes de feminicídio no Espírito Santo e, destacou ainda que, embora o número de mortes de mulheres tenha reduzido, é importante frisar outro fator apontado nos estudos sobre o tema.
Segundo ela, o número de mortes de mulheres negras é crescente, apesar de cair o número as ocorrências em relação as mulheres brancas. Nesse sentido, Nara pontuou a necessidade de se criar mecanismo para reduzir esses dados.
"O que queremos é devolver a autonomia e a independência da mulher, já que muitas delas nem conseguem sair de casa. E com o botão do pânico, elas passam por um acompanhamento para que consigam ter sua autoestima de volta e romper esse ciclo de violência, que é o mais importante", disse.
Convite
O convite para a secretária participar do canal aconteceu após o projeto do botão do pânico ser apresentado em um artigo feito por ela, em parceria com o professor da Universidade de Vila Velha (UVV) Humberto Ribeiro Júnior.
Yuri Barichivich
O botão do pânico visa proteger mulheres da violência doméstica.
A idealizadora do canal, que também participava do evento, ficou interessada no projeto e convidou a secretária para ser uma das participantes do bate-papo que sempre acontece ao vivo.
Sobre o canal
A Conexão Feminista nasceu em novembro de 2015, quando duas amigas, Renata e Heloisa, decidiram que seus bate-papos sobre feminismo poderiam ser ainda mais enriquecedores se divididos com o mundo.
Os anseios como recém-descobertas feministas ativistas, as frustrações com a sociedade machista e a vontade de lutar e empoderar outras mulheres são as temáticas recorrentes dos hangouts transmitidos ao vivo, seja entre as duas amigas ou com convidadas especiais.