Notícias
Alunos vão fazer caminhada na Grande Maruípe para promover a paz
Publicada em 17/09/2014, às 16h50
Por Carmem Tristão, com edição de SEGOV/SUB-COM

Alunos, professores, famílias e moradores vão às ruas neste sábado (20) para a 12ª Caminhada Cívica pela Paz. A ação, que traz o tema "Diversidade e Cidadania", é realizada pelas escolas da rede municipal de Maruípe e deve reunir cerca de 4 mil pessoas.
A concentração começa às 7h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prezideu Amorim, no bairro Bonfim. A saída será às 8h30, em direção à avenida Maruípe, passando pelo campo de futebol do Caxias em direção à praça de Itararé, onde acontecerá a dispersão. O percurso total deve durar quatro horas. Para participar, basta colocar um calçado confortável, um chapéu ou uma viseira, caprichar no filtro solar e seguir.
Escolas
Ao todo, vão participar 10 unidades de ensino da Grande Maruípe: Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Prezideu Amorim, Zilda Andrade, Ceciliano Abel de Almeida, Otto Ewald Júnior, Grande Maruípe, Octacílio Lomba, Orlandina D'Almeida Lucas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Dr. Pedro Feu Rosa, Valdívia da Penha Antunes Filho e Nelcy da Silva Braga.
A Caminhada Cívica pela Paz foi incluída no projeto político-pedagógico das escolas com o objetivo de mobilizar a participação da comunidade escolar visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos por meio das reflexões sobre as temáticas abordadas.
"Entendemos que a cidadania deve ser exercida diariamente, pois implica em atitudes de respeito e responsabilidade perante a sociedade. O projeto visa desenvolver junto à comunidade um trabalho de resgate dos princípios éticos, imprescindíveis à condição de uma sociedade mais justa e solidária, a partir da participação da criança e do adolescente, que são chamados a perceberem-se como sujeitos ativos nas relações sociais a que pertencem", disse a diretora da Emef Prezideu Amorim, Silvana de Oliveira Teixeira, escola que organiza a caminhada.
Guarda
Agentes de trânsito e de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal atuarão no percurso para coordenar o tráfego de veículos e garantir a segurança dos participantes da caminhada.