Notícias

Alunos de Jardim Camburi aprendem compostagem para produzir adubo orgânico

Publicada em 10/07/2018, às 15h02

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Vitória Cidade Limpa
Divulgação Semmam
Vitória Cidade Limpa

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, em Jardim Camburi, estão aprendendo a diminuir a quantidade de resíduos úmidos que vão para os aterros sanitários.

Em abril, como parte do projeto Vitória Cidade Limpa, eles prepararam uma composteira, que será aberta nesta quinta-feira (12) junto com educadores do Centro de Educação Ambiental do Parque da Fazendinha.

Os alunos realizaram trabalhos sobre compostagem doméstica, nos quais foi abordada a importância de não haver desperdício e aproveitar ao máximo os alimentos. Eles aprenderam que o que não serve para consumo, como cascas, sobras de frutos, entre outros itens, pode servir de adubo através da compostagem.

Serão retirados o húmus (matéria orgânica depositada no solo) e o adubo orgânico produzido pela compostagem. Parte desse material será destinado para a Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi, para adubar hortas que estão sendo preparadas pelos alunos.

"Os alunos aprendem fazendo a compostagem. Aprendem, dessa maneira, a diminuir a quantidade de resíduos úmidos que vão para os aterros sanitários, favorecendo o meio ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida do cidadão de Vitória", destacou a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha Silvestre.

Vitória Cidade Limpa

O projeto Vitória Cidade Limpa tem sido norteador para os trabalhos de educação ambiental sobre resíduos sólidos no município. As escolas e a comunidade de Jardim Camburi recebem a equipe do Centro de Educação Ambiental do Parque da Fazendinha para desenvolver projetos e atividades para aprender sobre acondicionamento, segregação e descarte adequado dos resíduos.


Voltar ao topo da página